quarta-feira, 9 de julho de 2014

Artesãos do Ipojuca comemoram vendas na Fenearte

A 15ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), iniciada na última quarta-feira (02), está trazendo bons resultados para os artesãos atuantes em Ipojuca. Só nos stands de números 80 e 81, localizado na Rua 05 do pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda-PE, local onde até o próximo dia 12 de julho ocorre o evento, foram comercializados mais de 1,6 mil peças, o correspondente a aproximadamente 20% a mais do que o mesmo período em relação ao ano passado. 

Ao todo, 21 profissionais estão expondo seus trabalhos no espaço montado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Entre os artigos mais procurados pelos frequentadores, os móbiles de crochê em formato de galinha e a cabaça de galinha. As flores desidratadas, de madeiras e papel machê, produzida pelo artesão Luiz Lourenço também tem procura garantida.

“Esse ano as vendas estão superiores as edições anteriores. Tivemos, inclusive, aqui em nosso stand, a visita do Cônsul do Senegal em Pernambuco, Enio Castellar, que ficou encantado com os nossos produtos”, afirmou Luiz Lourenço, que junto com outros artesãos do município, já participou ou participará da rodada de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), espaço onde peças são expostas e vendidas em grandes quantidades para expositores e lojistas de outros estados. 

Representante do distrito de Nossa Senhora do Ó, a artesã Maria de Lourdes da Silva, conhecida como Kaluqueta, participa há dez anos da Fenearte. Em 2014, tornou-se a primeira artista do município a ter seu próprio stand, que comercializa, entre as peças mais vendidas, as cordas de galinha com tecido e crochê. “Os produtos variam de preço, mais a partir de R$ 10  já é possível levar alguma peça. Já negociei, somente nesses cinco dias de evento, quase mil produtos”, destacou Kaluqueta, que emprega em seu ateliê, localizado em sua residência, 25 pessoas. 

O município também está presente no Espaço Ana Holanda, na Alameda dos Mestres, com a participação do Mestre Dido (Joseano pereira da Silva), tendo uma de suas peças, a intitulada “Orando com Cristo”, em madeira, concorrendo a premiações por votação do público. Um diferencial, esse ano, no stand coletivo é a venda de sabonetes especiais feitos de argila em formato de símbolos do município, a exemplo da árvore Baobá. 

A publicitaria Marcela Jordão e a turismóloga Amanda Jordão, moradoras de Recife e Olinda, respectivamente, aprovaram o artesanato do Ipojuca. Levaram peças de crochê, panos de prato, dentre outros artigos confeccionados por artistas do município.

Nenhum comentário: