quarta-feira, 16 de julho de 2014

Caruaru sedia curso de prevenção a desastres da Defesa Civil estadual

A ideia é preparar agentes de Defesa Civil para ações de prevenção e resposta a desastres naturais.
 Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil de 14 municípios pernambucanos estão reunidos esta semana (15 a 18 de julho) em Caruaru a fim de se qualificarem para atuar nas coordenadorias municipais de Defesa Civil. Durante o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), os participantes têm discutido questões referentes a prevenção de desastres e outras ações de Defesa Civil. Nesta quO curso acontece das 08 às 18h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Floriano Peixoto, nº 85 – Centro). Nesta quinta-feira (17), às 10h, o chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti falará para o s participantes sobre o trabalho desenvolvido  pelo Governo do Estado.
 “Esta é uma oportunidade extra que damos aos municípios que por algum motivo não participaram dos cursos que integraram o cronograma regular de ações preventivas da Codecipe para as Operações Inverno e Seca 2014. Este ano, formamos mais de 200 agentes de Defesa Civil e promovemos a Conferência Estadual de Defesa Civil que contou com mais de 400 participantes”, avalia o Chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti.
 Entre 2010 e 2014, a Defesa Civil do Estado já qualificou cerca de 5,5 mil pessoas que participaram de cursos semelhantes a esse, ou de seminários, palestras e de duas  Conferências Estaduais (2012 e 2014). Somente em 2014, o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil foi realizado para as cidades do Sertão (Afogados da Ingazeira, 13 a 15 de janeiro), Mata Sul (Escada, 4 a 6 de fevereiro), Agreste (São Bento do Una, 19 a 21 de fevereiro), Mata Norte (12 a 15 de março, em Macaparana), Região Metropolitana do Recife (28 a 30 de abril, em Jaboatão dos Guararapes). “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam prontos para desenvolverem medidas de resposta que minimizem os efeitos, caso ocorram eventos adversos”, explica Mário Cavalcanti.
 O coordenador de Defesa Civil do Estado, Cel Cassio Sinomar ressalta a importância da participação de cada município. “Realizamos o COPDC todos os anos. A participação do município em busca de maior qualificação demonstra a mudança de cultura naquela cidade e a dedicação a uma melhor estruturação da Defesa Civil, se preparando para enfrentar situações de desastres”.
 No Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil são ministradas noções básicas sobre as ações de Defesa Civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo, legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
 Para este curso, além da equipe de Defesa Civil de Caruaru devem participar representantes de Agrestina, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Poção, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Toritama e Paranatama.

Nenhum comentário: