domingo, 6 de julho de 2014

Cientistas criticam influência política no relatório de mudanças climáticas

O resumo do relatório do Grupo de Trabalho 3, um dos que compreendem a tríade de equipes responsável pelo Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, foi divulgado na Alemanha em abril passado com um alerta: há necessidade urgente de implementar fontes renováveis de energia para desacelerar o aquecimento global. Embora o documento técnico tenha sido aceito por todos os integrantes do painel da Organização das Nações Unidas (ONU), a falta de consenso entre cientistas e diplomatas resultou na retirada de algumas informações, consideradas prejudiciais pelos representantes dos países de economia emergente. Três artigos publicados na edição desta semana da revista Science discutem a extensão da influência política nos documentos do grupo internacional.
Ottmar Edenhofer explica que as informações cortadas foram somente as elaboradas pelo terceiro grupo, do qual é copresidente. Basicamente, a equipe pesquisa e avalia as políticas para mitigar as alterações climáticas, o que tem forte impacto nas negociações entre as nações. “Os delegados dos países não chegaram a um consenso científico nos aspectos que apontam diretamente para seus interesses no processo de negociações, e isso é legítimo”, argumenta.
Uma corrente de cientistas que integram o painel, entretanto, afirma na Science que os interesses políticos estão se sobrepondo ao conteúdo científico. Um deles é David G. Victor, pesquisador da Universidade da Califórnia e um dos integrantes do Grupo de Trabalho 3. Ele defende a necessidade de uma reforma urgente no IPCC, devido, segundo ele, à excessiva intromissão da política na elaboração do sumário, que talvez seja o documento mais importante para orientar os planos de ação de cada país. “O sistema exige que, essencialmente, todos os governos concordem (com o conteúdo), o que é altamente improvável. Por isso, acredito que as reformas mais importantes acontecerão fora do âmbito do IPCC, com o desenvolvimento de documentos que não necessitam da aprovação de todos os países”, afirma o especialista.
O tema, contudo, está longe do consenso. Outros integrantes do IPCC, como o brasileiro Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), descartam que exista uma intromissão maléfica da política. Isso porque, entre todo o conteúdo elaborado, apenas um documento, o Sumário para os formuladores de políticas, que sintetiza as informações levantadas pelos cientistas, é discutido com os representantes governamentais. “Como o IPCC é um organismo intergovernamental, como seu próprio nome indica, essas recomendações são submetidas à apreciação dos governos, e isso é legítimo e não afeta em nada o conteúdo científico dos relatórios”, assegura Artaxo, membro do Grupo de Trabalho 1, que trata das bases físicas do sistema climático terrestre .
Fonte: Correio brasiliense

Nenhum comentário: