domingo, 20 de julho de 2014

Detran agiliza serviços para portadores de deficiência

Os motoristas portadores de deficiência enfrentam agora menos burocracia para marcar exame médico e avaliação psicológica no Departamento de Trânsito de Pernambuco. Desde a semana passada, o órgão está agendando o serviço pela internet, através de um sistema denominado PPD. Para fazer a marcação, o condutor precisa acessar o site do Detran (detran-pe.gov.pe.br) e preencher o formulário que vai indicar o dia, a hora e o local onde devem ser realizado os exames.
Com isso, o Detran explica que não será mais necessário aos condutores portadores de deficiência telefonarem para o número 3184-8147, usado anteriormente para agendar os serviços. “Eles tinham muitas dificuldades em relação a locomoção. O novo sistema vai ajudá-los, pois eles só precisarão comparecer aos postos na hora exata para a realização dos exames”, afirmou a gerente psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães.
Para a professora e portadora de deficiência física Maria do Bom Parto Silva Passos, 55 anos, a novidade deve terminar com o longo tempo de espera em que ela passava no telefone para a marcar os exames. “Há 20 anos que eu dirijo e sempre tive que telefonar até seis vezes por dia para fazer os agendamentos”, lembrou. Já o porteiro João Francisco da Silva Costa, 38, afirmou que o novo sistema lhe poupou muito tempo de espera nas filas do órgão. “Antigamente eu passava um dia inteiro ligando para o Detran. Agora não pego mais filas e vou no horário certo”, opinou.
Segundo o Detran-PE, inicialmente a ferramenta do PPD deve atender as áreas de maior demanda de condutores no Estado. Ela deve ser ampliada gradativamente para os motoristas que não possuem nenhuma deficiência física. O órgão também frisou que somente no ano passado, cerca de 3 mil deficientes físicos procuraram o departamento para realizar exames médicos. Destes, apenas 500 foram aprovados.
Fonte: Jc online

Nenhum comentário: