sexta-feira, 18 de julho de 2014

Ipojuca oferece incentivo aos estudantes que farão intercâmbio


Estudantes ipojucanos que foram selecionados para participar do programa “Ganhe o Mundo”, do Estado, receberão incentivos da Prefeitura para custear gastos na viagem. Município é o primeiro do Estado a fornecer incentivos para os jovens do programa estadual

O Prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, a secretária municipal de educação, Margareth Zaponi e o gestor da pasta de Governo, Pedro Santana, receberam na manhã desta quinta-feira (16), no completo educacional do município, Ipojuca-Sede, 17 estudantes ipojucanos que participarão do programa “Ganhe o Mundo”, do Governo do Estado. Os jovens receberam bolsa-auxílio no valor de R$ 1 mil para ajudar nas despesas. Os estudantes viajarão para Nova Zelândia e Espanha, onde cursarão um semestre letivo de inglês e espanhol. 
A Prefeitura do Ipojuca tem como meta garantir melhores condições de aprendizado aos alunos do município oferecendo uma bolsa-auxílio para os estudantes. Para isso, o prefeito Carlos Santana sancionou na última terça-feira (15), a lei de número 1.757/2014, aprovada pelo legislativo municipal que dispõe sobre a concessão de Bolsa Intercâmbio a estudantes ipojucanos participantes do projeto “Ganhe o Mundo”. 
O objetivo é custear as necessidades básicas que antecedem a realização do intercâmbio, possibilitando que o estudante, antes do embarque, adquira roupas, agasalhos e outros artigos pessoais e de higiene, além de mala, mochilas, bolsas e demais equipamentos destinados ao transporte dos artigos de viagem. 
“É uma oportunidade única para os nossos jovens, que poderão aprender, na prática, outros idiomas. Entendemos a importância deste projeto e estamos ajudando nossos estudantes com esse incentivo, Muitas gerações anteriores a essa não tiveram essa chance, é preciso agarrá-las”, destacou o prefeito Carlos Santana, lembrando que o município também oferece transporte escolar a universitários e alunos do ensino técnico que estudam em outras cidades. “Estamos investindo no nosso futuro”, ressaltou.
A bolsa, no valor de R$ 1 mil, será paga ao estudante ou seu representante legal, em parcela única, até quinze dias antes do embarque, por meio de depósito em conta bancária. Para obtenção do incentivo, o estudante deverá apresentar requerimento junto a Secretaria Municipal de Educação, devidamente instruído com a certidão da Secretaria Estadual de Educação, comprovando ter sido selecionado para participar do projeto, comprovante de residência fixa no município por dois anos. 
Para Vera Lúcia de Souza, moradora do distrito de Nossa Senhora do Ó, mãe de Letarcio Vinicius, que viajará no próximo sábado para Nova Zelândia, o sentimento era de gratidão. “Gostaria muito de ter tido uma oportunidade como essa. É um tipo de ajuda que será muito importante para ele”, afirmou. Dos 17 alunos que foram contemplados no programa estadual, 12 estudam na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) do Ipojuca e cinco na Frei Otto. Cada estudante ganhou da Secretaria de Educação uma bandeira de Ipojuca, Pernambuco e do Brasil.
Fotos: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca 

Nenhum comentário: