terça-feira, 19 de agosto de 2014

Guia para candidatos federais começa nesta terça

Por Amanda Seabra
Repórter da Folha de Pernambuco

Começa nesta terça-feira (19) o guia eleitoral de televisão e rádio para parte dos candidatos proporcionais. Os primeiros a apresentarem suas ideias serão os postulantes à Câmara Federal e, em Pernambuco, parte dos que integram da Frente Popular, especialmente os candidatos socialistas, deverão usar esse primeiro dia para prestar homenagens ao ex-governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), falecido no último dia 13.
No Estado existem seis chapas proporcionais para deputado federal, entre elas a Frente Popular, a coligação Pernambuco Vai Mais Longe e a Juntos Pelo Imposto Único são as que detêm o maior tempo do guia. A primeira, que apoia a candidatura de Paulo Câmara (PSB), terá um total de 13 minutos e oito segundos; o segundo grupo, que apoia Armando Monteiro Neto (PTB), dispõe de seis minutos e dois segundos, e a última coligação, que também está na base de apoio do socialista, terá um minuto e 31 segundos.
Para muitos candidatos, o inicio do horário eleitoral é uma segunda etapa da campanha, talvez a mais importante, que impulsiona o processo. Para o candidato Tadeu Alencar (PSB), que disputa o cargo pela primeira vez, essa fase da campanha alarga o potencial de comunicação e aproxima o eleitor dos candidatos. “O guia é um instrumento de veiculação da propaganda em larga proporção e marca um momento diferente. A partir de agora o eleitor começa a se inteirar mais da eleição, começa a participar mais diretamente e a televisão é um instrumento muito poderoso e, certamente, aproxima as pessoas do candidato”, avaliou.
O socialista ressaltou, porém, que os candidatos pernambucanos, especialmente da Frente Popular, estão vivendo um momento delicado com a morte de Campos e que esse primeiro dia do horário eleitoral deverá ser marcado por homenagens. “Vivemos um momento muito peculiar devido ao desaparecimento de uma grande liderança e que vai influenciar, de algum modo, o conjunto de forças a participar desse momento de comoção. O guia começa sobre o impacto dessa grande perda”, disse. Entre os que vão dedicar o primeiro guia à Eduardo está também Felipe Carreras (PSB). “Amanhã (hoje) será todo dedicado a ele”, declarou.
Candidatos de coligações opostas não confirmaram homenagens ao ex-governador. Os deputados e candidatos à reeleição Pedro Eugênio (PT) e Silvio Costa (PSC) afirmaram que farão explanações sobre seus mandatos em uma espécie de prestação de contas. “Não temos muito tempo no guia e eu vou apresentar minhas bandeiras ao povo brasileiro, aquilo que defendi no meu mandato e pelo que vou continuar lutando”, explicou o petista.
Nomes como o deputado federal Mendonça Filho (DEM) e o estadual Daniel Coelho (PSDB), que fazem parte da Frente mas não são socialistas, também não pretendem usar o tempo em tributos ao ex-governador. “O guia para deputado federal é muito curto, não temos como fazer isso, não é como o das candidaturas majoritárias. O meu vai mostrar algumas das nossas reuniões de campanha em um formato parecido com o nosso guia para prefeito, em 2012″, frisou.

Nenhum comentário: