quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O terceiro dia, bancários fecham 7.673 agências em todo país

Subiu para 7.673 o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados de todo o país fechados nesta quinta-feira 2º de outubro, terceiro dia da greve nacional dos bancários, conforme balanço realizado pelo movimento sindical com base nos dados até as 18h de ontem.


Na base territorial do SEEB Garanhuns e Região, os bancários de Garanhuns, Aguas belas, Bom Conselho, Canhotinho, Capoeiras, Iati, Itaíba, Lajedo, Quipapá, São João e Angelim aderiram à greve, com paralização de 80% das agências vinculadas ao sindicato.


E a tendência é que o movimento paredista continue a crescer.  Do primeiro dia da paralização até hoje foi um crescimento de 16,75% (1.101 agências a mais) em relação ao primeiro dia de greve, quando 6.572 unidades foram fechadas.


O movimento está se ampliando rapidamente no Brasil todo, o que demonstra a insatisfação dos bancários com a postura dos bancos. Os trabalhadores aumentaram a produtividade, contribuindo para que as empresas tivessem lucros recordes - somente as seis maiores instituições lucraram R$ 56,7 bilhões em 2013 e mais R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre deste ano - e a maior rentabilidade do sistema financeiro mundial, mas os banqueiros apresentaram uma proposta econômica insuficiente e ignoraram as reivindicações sociais.


Os bancários entraram em greve na terça-feira 30 de setembro, após considerarem insuficiente a segunda proposta dos bancos que eleva o índice de reajuste de 7% para 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação) para os pisos. E os bancos nada apresentaram para acabar com as metas abusivas e o assédio moral, a rotatividade e as terceirizações, a insegurança e as discriminações.



Confira a adesão à greve dos bancários em Garanhuns e Região

Banco do Brasil Aguas belas

Banco do Brasil Canhotinho

Banco do Brasil Bom Conselho

Banco do Brasil de Capoeiras

Banco do Brasil Lajedo

Banco do Brasil São João

Banco do Brasil Garanhuns Centro

Banco do Brasil Garanhuns Heliópolis

Banco do Brasil Iati

Banco do Brasil Itaíba

Banco do Brasil Quipapá

Santander Bom Conselho

Santander Garanhuns

Caixa Garanhuns centro

Caixa Garanhuns Heliópolis

Caixa Garanhuns Justiça Federal

Caixa Garanhuns Lajedo

Caixa Garanhuns Bom Conselho

Bradesco Angelim

Bradesco Águas Belas

Bradesco Lajedo

Bradesco Bom Conselho

Bradesco Garanhuns centro

Bradesco Garanhuns Heliópolis

Banco do Nordeste Garanhuns

Banco Itaú Garanhuns




Texto e foto: Juliana Dias

Nenhum comentário: