terça-feira, 6 de novembro de 2018

Secretário de Agricultura assina termo de cooperação com Província de Sichuan, na China

Nesta segunda-feira (05/11), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, participou de evento no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no Bairro do Recife, onde o Governo de Pernambuco recebeu uma comitiva da Província de Sichuan, na China. A comitiva foi composta por 25 integrantes, entre autoridades, empresários e pesquisadores, incluindo a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuquing, o vice-governador da região, Qumu Shiha, e reitores de três universidades chinesas. Estiveram presentes o vice-governador do Estado, Raul Henry, secretários de Estado e reitores da UFPE, UFRPE e UPE.

O objetivo principal da visita foi estreitar laços entre Sichuan e Pernambuco para estabelecer acordos e parcerias nas áreas de educação básica, pesquisa e formação de recursos humanos qualificado (superior e pós-graduação), com possibilidades de intercâmbio de estudantes, especialistas, pesquisadores e professores. Outra iniciativa será a de estabelecer negócios no setor agropecuário.

Na ocasião, houve a assinatura de protocolo de intenções de intercâmbio comercial bilateral e cooperação técnica em matéria de Agricultura, Educação e Cooperação Acadêmica. No caso do memorando da agricultura, o objetivo é a cooperação técnica para produção e intercâmbio comercial nos setores de grãos, algodão, sucroalcooleiro, fruticultura irrigada e avicultura. “Esse acordo é muito importante no sentido de proporcionar que as empresas chinesas conheçam os aspectos da economia e dos negócios em Pernambuco para que, dessa forma, seja avaliada a possibilidade de investimentos no nosso Estado, beneficiando vários setores do agronegócio”, avaliou o secretário Wellington Batista.

A parceria poderá ser executada mediante a organização de conferências, seminários e outras atividades, de maneira que as empresas conheçam o ambiente de investimento e as perspectivas de negócios da outra região, a fim de aproveitarem a oportunidade de comércio de produtos de alta qualidade. A vigência é de três anos, a contar da data da assinatura.
 
Estiveram presentes, além de Wellington Batista, a secretária de CT&I, Lúcia Melo, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário; de Educação, Frederico Amâncio; e de Turismo, Márcio Stefanni.

Nenhum comentário: