domingo, 18 de janeiro de 2009

Arcoverde vai ampliar o atendimento a mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Arcoverde, a 254 quilômetros do Recife, no Sertão do Estado, ampliará a rede de atendimento às mulheres. A reforma e ampliação do Centro de Saúde da Mulher Esmeraldo Tenório vai possibilitar a oferta de novos serviços e a melhoria dos cuidados com o público feminino. Está prevista a construção de novos consultórios, recepção e banheiros adequados às normas de acessibilidade para portadores de deficiência. Mais dois médicos especialistas foram contratados para os setores de ginecologia e obstetrícia. "Era uma necessidade que sentíamos há um certo tempo. A nossa maior dificuldade era encontrar profissionais para trabalhar na unidade", informa o secretário de Saúde do município, Adilson Valgueiro.
A expectativa é que somente as novas especialidades da unidade realizem, juntas, cerca de 650 atendimentos por mês. Também está previsto um aumento no número de ultrassonografias realizadas pelo município. Atualmente, são cerca de 180 por mês. Após a ampliação do centro, esse número deve subir para 300 por mês. Um novo aparelho de mamografia também foi adquirido, o que vai possibilitar a reativação do serviço, que hoje é prestado apenas pela rede credenciada. "Hoje, são cerca de cem atendimentos por mês. Com o novo equipamento, a prefeitura vai voltar a oferecer o exame e esse número deve triplicar", adianta o secretário. Os serviços de psicologia, nutrição e fisioterapia também serão disponibilizados, assim como um especialista em educação física. Serão investidos cerca de R$ 40 mil de recursos da prefeitura. A previsão é que as obras, iniciadas segunda-feira, sejam concluídas em 60 dias. "Nós tínhamos a perspectiva de que seriam necessários investimentos em breve. Por isso, vínhamos economizando recursos para essa ampliação", conta Valgueiro.
O Centro servirá para dar suporte aos dezessete Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade. "Os casos que não podem ser atendidos nos PSFs, por se tratarem de problemas mais específicos, serão encaminhados para o Centro", explica ele. Um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) também será incluído. A unidade, a primeira do município, vai realizar pré-natal de alto risco. "A ideia é trabalhar principalmente a atenção preventiva à gestante e reduzir a mortalidade infantil no município". De acordo com Valgueiro, a taxa de mortalidade infantil de Arcoverde no último ano foi de 38 mortos para cada 1.000 nascidos vivos.
LABORATÓRIO Dentro da série de investimentos na área, um novo laboratório será inaugurado em fevereiro. A expectativa é que o número de exames realizados aumente de 2 mil para 6 mil. A unidade também oferecerá o serviço de entrega de resultados em domicílio, para os moradores que não puderem se deslocar.(Jornal do Commercio)

Nenhum comentário: