sexta-feira, 4 de julho de 2014

Agricultura Familiar têm espaço na 15ª Fenearte

Incentivando a comercialização dos produtos da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) apoia, mais uma vez, a participação de produtores de alimentos e artesãos na 15ª Fenearte. No evento, iniciado, ontem (02/07), no Centro de Convenções de Pernambuco,  a SARA está com um espaço destinado aos trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste, Sertão e RMR.
A diversidade dos produtos da agricultura familiar marca presença em uma das mais importantes feiras de artesanato do país, apresentados em uma rica variedade de cores, texturas e sabores. Mel de abelha, licores, geleias, doces, bolos, pães, além de artigos de decoração em madeira, barro e palha de bananeira, peças bordadas de cama e mesa, brinquedos em tecido, arte em fuxico,  vestuário e  bijuterias fazem parte da extensa lista de produtos vindos do campo.
Participando pelo terceiro ano consecutivo, a produtora da cidade de Pesqueira, Mercilda Espíndola, destaca com entusiasmo a oportunidade de está entre os cinco mil expositores que integram a Fenearte. “Passamos o ano aguardando este momento. Agradeço a Secretaria que,  por meio do ProRural, nos oferece  este apoio tão importante”. Representando as famílias da Associação da Agricultura e Renda Familiar do Novo Cajueiro, Mercilda trouxe do Agreste uma grande variedade de doces e biscoitos, além do tradicional bolo de rolo.
Da comunidade Paus Dóias, no município de   Exú,  o produtor Vilmar Lermen, apresenta licores, doces e geleias feitos de  cambuí, um fruta da família da jabuticaba, produzida na Chapada do Araripe. Expondo seus produtos desde 2012 na Fenearte, o agricultor destaca a boa aceitação na feira. “As vendas sempre superam nossas expectativas. No ano passado, tivemos que voltar mais cedo para a casa, pois nosso estoque esgotou nos primeiros dias”, destaca.
De acordo com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o acompanhamento da SARA aos agricultores  familiares na Fenearte faz parte das ações de fortalecimento a promoção e a comercialização dos produtos rurais. “É com grande satisfação que apoiamos a participação destes trabalhadores e presenciamos, a cada ano, a maior aceitação de seus produtos neste espaço que reúne tanta diversidade”, afirma.
Divulgando o consumo saudável e responsável dos alimentos agroecológicos, a representante da Associação Terra e Vida, Cristina Petróleo, expõem pela primeira vez no estande da SARA, produtos beneficiados, dentre estes, variados tipos de pães, feitos com granola, inhame, batata doce ou jerimum, bolos de frutas, broas e sanduiches. “É muito bom estar aqui para divulgar o nosso trabalho”, fala empolgada.
No campo das artes, vinda da Mata Norte pelo segundo ano, a artesã Maria das Graças, lembra com satisfação as vendas do ano passado. “Foram ótimas. Este ano pretendo vender bastante, mais uma vez”. Ela representa o grupo de 30 integrantes da Associação das Mulheres de Lagoa do Oiteiro, da cidade de Buenos Aires e trouxe para a Fenearte uma grande variedade de camisetas customizadas com aplicações em tecido, além de panos de pratos coloridos.
Em sua décima quinta edição, a Fenearte reúne cinco mil expositores brasileiros e de outros 40 países. A feira segue até o sábado, dia 12, nos horários das 14 às 22h, de segunda a quinta e de 10 às 22h, de sexta a domingo.

Nenhum comentário: