quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Prefeitura apresentou à população de Arcoverde o segundo quadrimestre de 2018 da administração municipal

Em audiência pública de prestação de contas, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Aesa, a prefeita Madalena Britto apresentou à população de Arcoverde os relatórios da gestão fiscal e contábil do município, referentes ao segundo quadrimestre de 2018. A iniciativa também avaliou metas fiscais atingidas com as receitas arrecadadas, assim como dados de despesas, demonstrando aplicações dos recursos, a dívida consolidada pelo município e os índices constitucionais nas áreas de saúde, educação e gastos públicos, entre outros aspectos que constituem a prestação de contas.

Contando com representantes da imprensa local e da sociedade civil, a audiência também teve participações do controlador geral interno do município, José Aldênio Costa Ferro, da secretária municipal de Saúde, Andreia Karla, e da vereadora Clereane Medeiros, representando o Poder Legislativo local. Na abertura, a prefeita Madalena destacou a importância de atender de quatro em quatro meses em Arcoverde o que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige.

“Nós estamos fazendo isso no município desde 2013, para mostrar à população a transparência da nossa gestão pública. Na maioria dos casos, estas apresentações esclarecem o que nós estamos fazendo no município e com o que estamos gastando. A população precisa ter esse conhecimento, porque é uma obrigação nossa”, enfatizou a gestora municipal.

Posteriormente, o contador técnico do Sespan, Jairo Luz, conduziu a apresentação, detalhando o cumprimento das receitas na Lei Orçamentária Anual, além dos resultados orçamentários e primários, a disponibilidade de caixa, a receita corrente líquida, aplicações e outros tópicos inseridos nas arrecadações e execuções de gastos da administração pública. Todos os dados abordados já se encontram disponíveis no Portal da Transparência de Arcoverde .

Encerrando a audiência, a secretária de Saúde, Andreia Karla, fez um balanço das ações cumpridas pela pasta durante o período, citando números de atendimentos e dos diversos serviços oferecidos dentro da rede de saúde do município. Em seguida, Madalena Britto fez suas considerações finais, informando que outras secretarias municipais também serão convidadas nas próximas audiências para divulgarem suas iniciativas e destacou que “este é um trabalho que a gestão vem fazendo de forma conjunta, tendo como prioridade mostrar os nossos serviços. E o momento mais oportuno para fazer isso é realmente durante as audiências”, frisou a prefeita de Arcoverde.

Fotos: David Mayer

Nenhum comentário: