quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Secretário Dilson Peixoto ouve pleitos de agricultores familiares no Agreste Meridional e garante apoio da pasta às demandas

Em agenda no Agreste Meridional, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, visitou a Cooperativa dos Produtores de Agricultura Familiar (COOPAF), localizada no município de São João, no Agreste Meridional. Na ocasião, o gestor da pasta foi recebido pelo diretor-presidente da cooperativa, Paulo Mota, demais diretores e integrantes da entidade, que estiveram acompanhados da vereadora Joseneuda Assis.

O município de São João é um dos nove da região que compõem o Grupo Territorial de Governança (GTG) do Feijão, que abrange ainda, no Agreste Meridional, as cidades de Caetés, Calçado, Jupi, Lajedo, São Bento do Una, Jucati, Canhotinho e Capoeiras. Juntos, esses municípios são responsáveis pela produção de cerca de 60% do feijão de todo o estado. Em São João, diversas entidades integram o referido GTG, incluindo a COOPAF.
 
Na reunião foi solicitado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a entrega de 361 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo para que os agricultores possam iniciar o plantio entre os meses de abril e maio, com colheita e comercialização previstos para o mês de agosto. “Até o final de março serão distribuídas sementes para toda a região Agreste de Pernambuco”, assegurou o secretário Dilson Peixoto.

Na oportunidade, os dirigentes da COOPAF aproveitaram para agradecer ao Governo de Pernambuco os convênios executados em parceria com a SDA, através de sua vinculada, o ProRural. Trata-se de um conjunto de ações, que incluem a construção do prédio da cooperativa; a implementação de 60 terreiros de secagem, beneficiando 360 cooperados, e a chegada do maquinário para beneficiamento do feijão, com contrapartida da cooperativa. “O maquinário chega a partir do dia 20 de fevereiro. É um pleito antigo, um sonho que estamos realizando”, afirmou Paulo Mota.

Nenhum comentário: