terça-feira, 26 de maio de 2020

Pontos de Cuidado contabilizam mais de 33 mil atendimentos e 46 mil refeições distribuídas na RMR

A população em situação de rua faz parte das iniciativas prioritárias do Governo de Pernambuco no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas implantou quatro Pontos de Cuidado na Região Metropolitana do Recife, que desde 31 de março, quando a primeira unidade entrou em funcionamento, já contabilizaram 33,5 mil atendimentos.
 
Os Pontos de Cuidado são equipados com lavatório, banheiro e chuveiro para as pessoas em situação de rua. Além da infraestrutura para higiene pessoal, os usuários do serviço são cadastrados, recebem orientações sobre a importância da higiene em tempo de pandemia, instruções sobre a forma rigorosa de se lavar as mãos e informações sobre hábitos a serem evitados, considerando o perfil do público. No cadastro, todos os dias eles têm a temperatura do corpo aferida e são questionados sobre alguns dos sintomas clássicos da Covid-19. Em caso positivo, um profissional de saúde faz o encaminhamento para o serviço público.

Além da estrutura e das informações, os usuários recebem um kit de higiene pessoal e outro de alimentação. A sacola é composta por sabão líquido, xampu, pente, escova de dente, creme dental e toalha descartável. O kit de alimentação tem dois itens de carboidratos (entre bolachas, biscoitos, tareco ou pão); duas frutas com casca; uma proteína (sardinha ou queijo processado); um suco ou achocolatado. Cada pessoa recebe uma garrafa com água mineral na saída. Os Pontos de Cuidados estão abertos de domingo a domingo, em horário amplo para evitar a formação de filas, e atendem no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Para o secretário Cloves Benevides, é fundamental a atenção às pessoas em vulnerabilidade social, em especial depois de decretada a quarentena. “A oferta de atenção, de alimentos e informação sobre a necessidade do autocuidado são importantes para todos na sociedade e urgentes na base da pirâmide”, explicou.

 Endereços e horários de funcionamento dos Pontos de Cuidado

Recife - Armazém 14 – Avenida Alfredo Lisboa,s/n - Bairro do Recife

Horário: 8h às 13h e das 13h30 às 17h30


Jaboatão dos Guararapes - Praça Severina Coelho, Centro de Cavaleiro

Horário: 8h às 15h


Olinda - Av. Sigismundo Gonçalves, 700 - Carmo (Casas da Três Marias)

Horário: Olinda 8h às16h


Paulista - Procon Paulista, na Praça Papa João XXIII, 59 – Centro

Horário: 8h às 17h

Nenhum comentário: