segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Oficina em Arcoverde vai treinar pesquisadores para avaliação nutricional da população

A Secretaria de Saúde de Pernambuco realiza um treinamento para 40 profissionais de 13 municípios do Sertão do Moxotó. Eles serão orientados para exercer o trabalho na chamada nutricional, que será realizada na região durante o dia 22 de agosto, data da 2ª etapa da campanha de vacinação contra poliomielite. O evento ocorre nesta quinta-feira (13/08), na sede da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), em Arcoverde, às 8h30.
Os profissionais que vão participar do treinamento são do serviço de atenção primária e dos cantos mãe coruja das cidades de Pedra, Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Sertânia, Ibimirim, Custódia, Petrolândia, Inajá, Jatobá, Tacaratu, Manari e Arcoverde. “Eles serão posicionados em postos de saúde no dia 22 de agosto e, aproveitando a campanha de vacinação contra pólio, farão perguntas às mães sobre a questão nutricional das crianças”, diz Rijane Barros, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo ela, os profissionais também vão pesar e medir a altura dos meninos e meninas. “Com isso, queremos avaliar o perfil nutricional e poderemos entender melhor quem é essa criança que vive no Sertão do Moxotó”, explica a coordenadora Rijane Barros. Cerca de 1.000 devem ser ouvidos pela pesquisa, estabelecida sob os parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde. A chamada nutricional será feita por amostragem e também deve ser realizada na IX Geres, em outubro deste ano. (pernambuco.gov.br)

Nenhum comentário: