quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Centenário de Gonzaga será comemorado em Arcoverde

Nesta quinta-feira, 13/12, Arcoverde renderá homenagens a Luiz Gonzaga, Rei do Baião. O evento está sendo organizado pelo COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, em parceria com a Fundação Terra.

A festa será realizada na Praça da Bandeira, iniciando-se a partir das 17h com saudação da poetiza Edilza Vasconcelos, que abrirá o espaço para um grupo de alunos da Escola Carlos Rios, que apresentarão números de dança e poesia, os quais integraram projeto que os estudantes desenvolveram durante o ano letivo, cujo motivo foi a vida de Gonzagão.

Às 18h, será apresentada pelo sanfoneiro Zezinho e sua filha Alana a música Ave Maria Sertaneja, que foi eternizada na voz do Mestre Lua. Logo depois, será exibido um documentário abordando a saga do homenageado.

A seguir, entram em cena os grupos culturais da Fundação Terra: Samba de Coco Malhada, No Toque da Lata e Grupo Musical.

A partir de então, começam a se revezar no palco sanfoneiros, aboiadores, declamadores, violeiros, cordelistas, todos fazendo apresentações abordando a temática gonzagueana.

Por volta das 21h, todos os presentes irão se reunir para entoar o “parabéns pra Luiz”, acompanhado dos sanfoneiros. A incumbência de cortar o bolo de aniversário será do músico Fubica, que atuou acompanhando o Rei do Baião em turnês pelo Nordeste.

Destaque-se a participação do excelente grupo “Contadores de História”, que tem feito um belo trabalho cultural na Escola Monselhor José Kerle, nos campos do incentivo à leitura, poesia e música.

A Secretaria de Cultura de Tupanatinga marcará presença, presenteando Arcoverde com a apresentação de um grupo de artistas daquela cidade.

Outra entidade que também participará das homenagens é a ONG Casa Jonas Moraes, que enviará um grupo de alunos da Escola de Sanfona, comandados pelo Professor Sérgio Curinga.

Estão confirmados os sanfoneiros Inácio Pé de Gréa, Felipe, Lacerda, Nego de Adélia, José Márcio, Valdeci Vicente, Paulinho do Acordeon; os aboiadores Jailson, Veranez e Louro; os repentistas Lídio e Lamartine Vaz; os cantores Cição e Leandro Vaz, além dos poetas Rominho Cristino e Jaelson Gomes.

A decoração da Praça da Bandeira está sendo preparada pelo CINA – Centro Integrado de Cultura e Arte, capitaneado pelo artista plástico Suedson Neiva.O local receberá exposição da discografia de Gonzagão, fornecida pelo colecionador Hélio Neves, além de obras preparadas pelos estudantes para homenageá-lo.

A festa é apoiada pela Prefeitura de Arcoverde, Diimagem, Fábio Santos Propaganda, Inforshop, Vereador Luciano Pacheco e Tom Chopim.
 
O projeto recebe a assessoria do Coletivo Fora do Eixo, que enviará representantes a Arcoverde para viabilizar a cobertura do evento, o qual terá transmissão em tempo real pela internet.

Nenhum comentário: