quarta-feira, 2 de julho de 2014

População comemora inauguração de serviços para as mulheres‏

Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista Dona Amarina abre as portas em Ipojuca
Sob acalorados aplausos e votos de felicitações, o prefeito Carlos Santana e a secretária Especial da Mulher Dora Pires inauguram nesta terça-feira, o Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista Dona Amarina, o Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e a Ouvidoria da Mulher.

Dezenas de autoridades, servidores e lideranças da sociedade civil participaram do momento de instalação do mais importante serviço para orientação, cuidado e proteção voltado à população feminina em estado de risco social.

Prestigiaram o evento secretariado, servidores municipais, autoridades e sociedade civil, em especial lideranças de mulheres do município. Entre os destaques, os vereadores Júnior Alves e Irmão Ricardo e representantes das secretarias da Mulher do Recife e Pernambuco, Ana Cecília Ferreira e Sileide Oliveira, respectivamente. Também marcaram presença o pároco de Nossa Senhora do Ó, padre Djanilson e o pastor ipojucano, Egídio Manoel.

Em seu discurso, o prefeito Carlos Santana defende a necessidade de se desenvolver ações para atender às ipojucanas que somam 62% da população do município. “Esses números impõem as políticas públicas de gênero. E temos disposição e coragem para tanto. Hoje, o espaço está de portões abertos e será um local de cuidado, carinho e amizade para com as mulheres em situação de vulnerabilidade social”, afirma.
A titular da pasta da Mulher, Dora Pires, falou da emoção e alegria do momento e destacou ao público a sabedoria do prefeito Carlos Santana em combater a violência doméstica e sexista. “Nunca houve uma política de gênero no município do Ipojuca. É uma gestão equânime que faz mais por quem mais precisa”, avalia.
Para a coordenadora Geral do Centro de Referência para o Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Dona Amarina, Thamar Alvim, o trabalho já começou. “É a vida das mulheres que está em risco constante. Nossa equipe oferta dedicação e experiência para libertar as ipojucanas das circunstâncias de violência”, garante.

Emocionada, a neta de Dona Amarina, que confere nome ao espaço, Rafaela Maria Gomes agradece em nome dos familiares o tributo. “ É uma justa homenagem a quem tanto se dedicou à causa. Agradeço de coração a atitude do prefeito Carlos Santana. É um reconhecimento muito esperado pela família e chegou agora”, destacou a jovem.
O Centro de Referência para Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista Dona Amarina funciona de segunda-feira a sexta-feira na Rua Hilda da Costa Monteiro, n° 94, no Centro do Ipojuca. A unidade contará com atendimento multidisciplinar composto por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, além de um serviço gratuito de orientação pelo telefone (81) 3551.2505

Nenhum comentário: