terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Paulo Câmara: “A CPRH é referência em política de sustentabilidade”

Durante solenidade, nesta terça-feira, que marcou os 40 anos da Agência, 
o governador oficializou a entrega do Cetas Tangara


Em solenidade realizada nesta terça-feira (20.12), o governador Paulo Câmara inaugurou, oficialmente, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco – Cetas Tangara, localizado na Guabiraba, Zona Norte do Recife. O equipamento realiza o tratamento e readaptação de animais silvestres que foram vítimas de maus-tratos ou do tráfico, antes de devolvê-los à natureza. O evento também foi marcado pela comemoração dos 40 anos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), responsável pelo novo equipamento. O chefe do Executivo estadual destacou a importância da instituição para a política estadual de meio-ambiente e sustentabilidade.

“A CPRH e as agências de controle ambiental têm um papel importante para o desenvolvimento sustentável. Não podemos pensar em fazer planejamento sem pensar no futuro. E pensar no futuro é garantir o meio-ambiente. A CPRH, junto com a secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, têm buscado trazer soluções para deixar o meio ambiente mais protegido e preservar a fauna”, pontuou. Paulo também frisou a necessidade de unidades como o Cetas – Tangara para a garantia de um meio ambiente saudável. “Faz a diferença. São ações como essa, necessárias, que queremos dar ao nosso Estado para garantir o futuro do nosso meio-ambiente”, registrou.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, explicou que o Cetas – Tangara é um elo com a gestão ambiental e funciona como uma base para cuidar da biodiversidade animal. “O Centro vem para gerenciar os ecossistemas do Estado, cuidando de animais silvestres que, antes, não tinham onde serem recebidos, condicionados e, depois, soltos na natureza”, afirmou, frisando que mais de cinco mil animais já foram tratados e liberados.

O gestor também destacou a data histórica de 40 anos da CPRH. “A agência tem uma trajetória de gestão ambiental que está sempre evoluindo e se modernizando. Temos como exemplo o Sistema Caburé, sistema de informação georreferênciada, que está sendo aperfeiçoado e vem acompanhando a era digital em que estamos vivendo”, detalhou.

A presidente da CPRH, Simone Souza, falou sobre a coincidência da oficialização do Centro com a passagem dos 40 anos da agência, destacando a sua história. “Ao longo do tempo, temos conseguido conquistas importantes. São 40 anos de muito trabalho e preciso agradecer a todos os servidores que fazem a CPRH e ao governador Paulo Câmara pelo apoio”, pontuou. Simone também frisou o trabalho que vem sendo realizado no Cetas – Tangara. “Em pouco tempo de funcionamento, já temos muitas histórias para contar. São muitos animais para cuidar, o trabalho é enorme, mas é gratificante”, concluiu.

PSA - Durante o evento, o governador Paulo Câmara também assinou um termo de aquisição dos equipamentos para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de Ipojuca. Com um investimento de R$ 342.957,00, foram adquiridos duas camionetes, dez GPS’s e dois decibelímetros. O principal objetivo do PSA Ipojuca é promover o saneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, promovendo a gestão e o desenvolvimento da bacia através de ações socioambientais e infraestrutura de saneamento.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota; o presidente da Compesa, Roberto Tabares; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Almir Cirilo; o superintendente do Ibama em Pernambuco, Francisco Campelo; e o prefeito do município do Paulista, Junior Matuto.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

Nenhum comentário: