terça-feira, 16 de abril de 2019

Vigilância Sanitária de Arcoverde realiza ações contínuas de monitoramento da dengue na cidade

A Vigilância Epidemiológica de Arcoverde vem promovendo ações contínuas nos bairros da cidade, visando promover o monitoramento da dengue. “Fazemos o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) com frequente atuação de 28 agentes de campo. Aliás, somos o único município cujos agentes, como preconiza o Ministério da Saúde, que trabalha oito horas por dia”, afirma o diretor da Vigilância Sanitária no município, Isaac Sales.

Atualmente, Arcoverde tem um índice 8.6 focos do Aedes aegypti a cada 100 casas, o que implica dizer que 96% dos focos estão dentro das residências. “Este índice não é alarmante, mas a população precisa estar atenta à vedação correta das caixas d’água e a não deixar recipientes (pneus velhos e garrafas) que possam acumular água, pois são ambientes propícios para a propagação do mosquito”, alertou Issac.

De acordo com a Vigilância Sanitária, Arcoverde tem hoje 52 casos suspeitos e oito confirmados de dengue clássica. “Em comparação com a microrregião, não é um número alto, mas no município não baixamos a guarda. Estamos em campanha contínua desde o ano passado, fazendo ainda reuniões e palestras nas escolas, clubes de serviço e também rodadas de esclarecimentos com lideranças comunitárias”, adiantou o diretor da Vigilância Sanitária.

Recentemente, o município realizou mutirão de atividades com agentes de endemias no Residencial Maria de Fátima, Cohab II e no Loteamento Veraneio e para melhor avaliação, Arcoverde foi dividida em 12 extratos. “Percorremos as áreas que necessitam de nossa maior atenção, como Boa Vista, São Geraldo e São Cristóvão (trecho abaixo da Praça Redonda), bairros estes com  consideráveis índices de infestação predial”, informou Isaac Sales.


Foto: Israel Leão

Nenhum comentário: