segunda-feira, 2 de março de 2009

Alepe prepara evento para celebrar Data Magna

Com base na legislação federal e evocando o passado histórico pernambucano, a Assembleia Legislativa aprovou, em 2008, projeto de lei para que fosse instituída a Data Magna de Pernambuco. Por meio de consulta popular, foi escolhido o dia 6 de Março, que marca o início da Revolução de 1817. Este ano, mais uma vez, o dia será comemorado pela Casa Joaquim Nabuco com a entrega da Medalha Frei Caneca a duas instituições. O Governo do Estado, segundo informações da Secretaria da Casa Civil, decretará ponto facultativo, na ocasião.

Durante reunião solene, na próxima sexta-feira (6), às 16h, no Auditório Antônio José Botelho, localizado no prédio da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), a comenda será entregue à Igreja Católica e à Maçonaria, representadas pelo bispo da Diocese de Palmares e secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil II (CNBB), dom Genival Saraiva de França, e pelo Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva, respectivamente.


O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), fará o pronunciamento de abertura da solenidade. Logo após, a deputada Terezinha Nunes (PSDB), autora dos projetos que tratam da Data Magna e da Medalha Frei Caneca, fará suas saudações. Este é o segundo ano que o Estado comemora a data. Em 2008, receberam a comenda os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Cássio Cunha Lima (Paraíba) e Wilma Farias (Rio Grande do Norte).Caneca


No século XVIII, os ideais da Revolução Francesa se espalharam pelo mundo afora e, aqui, no Nordeste brasileiro, foi a chama para reunir valorosas figuras, entre as quais Domingos José Martins, que liderou o movimento de 1817, e o Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, que, na Confederação do Equador, em 1924, foi morto por defender os ideais libertários.Em respeito à luta desse mártir brasileiro, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de resolução que institui a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca. A concessão representa, portanto, o reconhecimento deste Poder a Frei Caneca, por seu papel na luta pela independência do Brasil. A Medalha do Mérito democrático e Popular Frei Caneca é concedida anualmente pelo Legislativo Estadual a personalidades ou instituições que se destaquem na defesa da democracia e da igualdade de direitos, ideais presentes entre os comandantes da Revolução de 1817. As imagens de Frei Caneca, com a data da publicação da resolução que instituiu a comenda, e do Palácio Joaquim Nabuco, ambas em relevo, compõem a medalha. (SITE ALEPE)

Nenhum comentário: