segunda-feira, 17 de abril de 2017

Ministro Mendonça Filho discute implantação de novo curso na UFPE em Caruaru

O ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita ao campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco nesta quarta-feira, 12, autorizou a criação de um novo curso de engenharia de software na instituição (Foto: Rafael Carvalho/MEC)
O ministro da Educação, Mendonça Filho, se reuniu com gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para discutir a implantação de um novo curso no campus Caruaru. No encontro, realizado na última semana, ele sinalizou parecer positivo ao envio de um projeto para a implantação de um curso de engenharia de software no campus. A expectativa é de que a nova formação colabore para a geração de empregos e para o desenvolvimento tecnológico na região.
“É o início de um novo momento importante na área de tecnologia da informação, engenharia de software e desenvolvimento na área de alta tecnologia”, celebrou o ministro. “Caruaru já tem uma tradição importante no comércio, também na área da confecção e, com o polo instalado a partir do campus da UFPE, a 

gente pode expandir o horizonte econômico com atividades ligadas à tecnologia da informação e à produção de softwares.”
A proposta de expansão da graduação será enviada pela UFPE ao MEC. Segundo Mendonça Filho, a demanda partiu da própria universidade. A partir desta proposta, o MEC poderá destinar os investimentos necessários para instalação da infraestrutura e também para a contratação de pessoal. Também participaram do encontro representantes do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e do Polo Digital, parque tecnológico sediado em Recife.
O diretor do campus Caruaru, Manoel Guedes, disse que o projeto de criação do curso vem sendo trabalhado há um ano pela instituição. “Existe uma mobilização muito grande no avanço da tecnologia no agreste e nós temos aqui um braço do Porto Digital. A perspectiva é integrar todos esses atores e montar um projeto que seja inovador e transformador do ponto de vista tecnológico e de inovação”, disse, referindo-se ao parque tecnológico sediado em Recife, que atua no eixos de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa. O Porto Digital tem 267 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, com cerca de 8,5 mil trabalhadores.
De acordo com o presidente do Cesar, Geber Ramalho, o novo curso terá uma proposta pedagógica moderna, que permitirá aos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula. “Além de permitir que, por exemplo, possa ter certificações a cada ano para ter uma inserção rápida no mercado e que permita dar um retorno muito rápido à cidade”, ressalta. De acordo com Ramalho, o planejamento do curso tem também a participação do Cesar e do Porto Digital.

Nenhum comentário: