segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Caprinocultores reúnem-se em Mirandiba para discutir Plano Territorial

A reunião foi promovida pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, por meio do ProRural, no município de Mirandiba, com o objetivo de discutir as ações e investimentos propostos no Plano Territorial da Rede Produtiva da Caprinovinocultura. A iniciativa contempla produtores familiares dos municípios do Sertão Central (Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante).
Inicialmente foram anunciados investimentos de R$ 15 milhões, que serão empregados em melhorias nas áreas de produção e comercialização da atividade. O Plano Territorial foi elaborado com a participação das organizações familiares da cadeia produtiva, juntamente com representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, prefeituras, instituições financeiras, de ensino e orgãos governamentais e não-governamentais. A ação faz parte do projeto Pernambuco Rural Sustentável, com recursos provenientes de acordo de empréstimo, entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, para fortalecimento da agricultura familiar.
“ A partir da elaboração do Plano Territorial foi feito um levantamento das dificuldades enfrentadas pelos grupos associativos e apontadas as expectativas para melhorias nesta rede que tem grande potencialidade na região. Através de um trabalho integrado, estes recursos poderão ser ampliados com a participação de outras organizações, sejam elas de financiamento, ensino, pesquisa, dentre outras”, destaca a superintendente do ProRural, Rita Guilherme.
O território atendido com a proposta conta com a participação de 95 associações produtivas e os recursos beneficiarão projetos relacionados com a aquisição de equipamentos, sistemas hídricos (poços, barragens, cisternas), melhoramento genético, capacitações e infraestrutura destinadas a produção e comercialização. “ A caprinovinocultura é uma fonte de renda de grande importância para esse território. Esse apoio é muito importante para os pequenos criadores”, afirmou o secretário de agricultura de Mirandiba, Clodoaldo Rodrigues. “É uma grande oportunidade de atendimento aos produtores. Serão grandes mudança”, define o produtor, Marcos Calout.

Nenhum comentário: