segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Curso técnico em agroecologia do Serta em parceria com a Secretaria de Educação forma 69 estudantes

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Ricardo Dantas, prestigiou a cerimônia de colação de grau de 69 técnicos em agroecologia formados pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória do Goitá, na zona da mata pernambucana. O curso técnico é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), que repassa recursos para a qualificação. A formatura foi realizada junto com a comemoração pelos 25 anos do Serta.

O curso tem como objetivo profissionalizar os trabalhadores do campo para a agricultura familiar, com métodos que respeitam o meio ambiente e a saúde dos seres humanos. O secretário Ricardo Dantas chamou a atenção para a presença massiva de familiares e afirmou que também na escola estadual tradicional é um quesito-chave para o desenvolvimento pedagógico. “Entendemos que a participação da família é fundamental para o sucesso dos alunos”, afirmou.

A palavra sonho, repetida à exaustão por formandos e familiares, foi exaltada pelo secretário Ricardo Dantas. “Nas nossas escolas de referência, os estudantes que chegam ao primeiro ano do ensino médio são acolhidos pelos alunos do terceiro ano, que já estão concluindo o ciclo, e provocados a pensar no seu projeto de sonho dali para frente”, destacou.

Atualmente 850 estudantes, vindos de 103 diferentes municípios em sete estados brasileiros, participam do curso técnico em agroecologia do Serta. Uma vez ao mês, eles passam toda a semana na instituição, recebendo aulas práticas. “É uma oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento, entender a teoria por trás do que muitas vezes já fazemos na nossa lavoura”, explica o agora técnico em agroecologia, José Everaldo Rodrigues da Silva, dono de uma pequena propriedade de dois hectares em Panelas, no Agreste pernambucano, onde pratica a agrofloresta, uma modalidade mista em que convivem preservação de um trecho de mata atlântica, e lavoura de frutas como a manga e a banana.

A formatura também trouxe uma boa novidade aos formandos: o curso foi oficialmente reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. A novidade foi anunciada pelo presidente do Serta, Germano de Barros. “Vocês estão legando um patrimônio que foi construído com muito suor, luta e trabalho”, disse.

O deputado estadual Waldemar Borges, presente à cerimônia, destacou a presença de três secretários de estado – além de Ricardo Dantas, compareceram os secretários de Agricultura, Aldo Santos, e de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Murilo Guerra – como o sinal do prestígio do Serta. “Houve um tempo em que o Serta não sabia se estaria funcionando
no dia seguinte, era preciso correr atrás de recursos, que muitas vezes não vinham. A presença dos três secretários mostra o reconhecimento do Governo de Pernambuco sobre a importância do que está acontecendo aqui, e é a vitória sobre uma cultura histórica e autoritária de que só importa a educação oficial, estática”.

O sócio-fundador do Serta, o educador e agricultor Abidalaziz de Moura, homenageou o ex-governador Eduardo Campos, a quem se referiu como um grande entusiasta da agricultura familiar. “Eduardo Campos acreditou no Serta e na importância das políticas públicas em agroecologia, que valoriza o homem e a mulher do campo, e produz alimentos na perspectiva do respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Foto: Alyne Pinheiro/SEE

Nenhum comentário: