segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novo sistema de freqüência escolar começa a ser testado em Arcoverde

Um novo sistema de freqüência entra em fase de teste na rede municipal de ensino de Arcoverde. Há um mês, a escola municipal Barão do Rio Branco, com cerca de 500 crianças da educação infantil e fundamental vem cadastrando os alunos.

A Freqüência Digital Escolar é uma iniciativa inédita, garante a segurança ao ambiente escolar e reduz uma possível evasão escolar.

A tecnologia utilizada é a biometria, que identifica qualquer pessoa baseando-se nas características físicas ou comportamentais, com a identificação a partir da impressão facial. Um sensor identifica o estudante a partir da leitura do rosto, através de uma câmera, em seguida um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do aluno. Automaticamente o registro da presença é direcionado para uma central de dados.

Em caso de atraso ou ausência do estudante, depois de encerrado o horário de entrada, o sistema envia em tempo real um SMS (mensagem de celular) para o número de celular cadastrado, que deverá ser o de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo. Isso também acontecerá a cada ingresso e saída do estudante. 

“Trata-se de um sistema moderno, prático e dinâmico em que os alunos não precisam mais responder a chamada feita pelos professores. Outro benefício também, é que com a informação em tempo real do quantitativo de alunos presentes, a cozinha da escola consegue fazer o controle eficiente da quantidade ideal de merenda a ser preparada, evitando desperdícios”, esclarece o secretario de Educação, Cultura e Esportes, Kerley Lafaytte.

 De acordo com Lafayete, em breve, a implantação do sistema de Freqüência Digital será estendida para osestabelecimentos de ensino de médio e grande porte de todo o município.

 Digital- O sistema de Freqüência Digital Escolar foi projetado e desenvolvido para atender a realidade das escolas públicas, por isso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar pela Internet, em tempo real, sem a necessidade de que as escolas tenham que arcar com computadores e servidores de última geração.

 Não só estudantes, mas professores e gestores também terão que realizar a freqüência digital por meio da biometria, essa que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). (Site PMA)

Nenhum comentário: