segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Títulos de Terra são entregues no Agreste pelo Governo do Estado

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ITERPE, fez a entrega de 82 títulos de terra às famílias dos Assentamentos, Maribondo e Jatobá, do município de Glória de Goitá e Melos, do município de Vitória de Santo Antão. O registro irá viabilizar o acesso às políticas públicas de fortalecimento voltadas para a agricultura familiar. "É muito importante para as famílias e mais importante ainda para nós do governo, pois representa o nascimento, registrado, de suas terras", disse o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.
 As famílias dos três assentamentos esperam há mais de 10 anos pelo título. “Agora sim posso chamar de minha terra. Meu sonho foi realizado”, disse emocionada de a moradora de Maribondo, Maria Albertina de Souza. Aldo Santos também lembrou o quanto é importante o comprometimento das famílias com suas terras. "Precisamos entender que a terra é um ser vivo e nós temos o dever de cuidar muito bem dela. Grande parte da nossa alimentação vem da agricultura familiar”, afirmou.  
 O projeto faz parte do Programa Terra Legal Pernambuco, que visa à regularização de terras de 14 mil agricultores familiares em todo o estado. A ação tem o objetivo de garantir o direito à propriedade, estimular a ampliação do mercado de crédito, eliminar os conflitos de limites, dar segurança jurídica contra invasões ou desapropriações, além de possibilitar o conhecimento das áreas de preservação ambiental, combatendo assim o desmatamento irregular.

Nenhum comentário: