quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Secretário de Agricultura de Pernambuco participa do VII Seminário de Extenção Rural

Durante a noite desta terça-feira (2), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos participou da solenidade de abertura do VII Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, no município de Gravatá. O encontro deste ano teve como tema “Agricultura Familiar: cuidando da terra para alimentar o mundo”, visto que 2014 foi considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar pela Organização das Nações Unidas (ONU).  O Seminário segue até a próxima quinta-feira (5). 

Durante o evento, o trabalho realizado pelos extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e dos agricultores e agricultoras familiares foi ressaltado. “O extensionista, aliado a agricultura familiar, promove um trabalho fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado. Ele desenvolve processos educativos que fomentam a construção da consciência crítica das famílias rurais”, disse Aldo Santos. 

Para o secretário de Agricultura, é importante haver momentos de integração entre sociedade civil, governo, parceiros, extensionistas e agricultores. “Através do diálogo feito em ações como esta, aumentamos nossa visão enquanto Estado e nos fortalecemos cada vez mais. É essencial promover o desenvolvimento do Litoral ao Sertão pernambucano”, afirmou. Santos ressaltou ainda os avanços significativos obtidos nos últimos 8 anos. “Através de programas de integração como o Chapéu de Palha e o Mãe Coruja, pudemos enxergar a mudança na qualidade de vida das pessoas. Além disso, estabelecemos políticas públicas de estado importantes como a Lei de Convivência com o Semiárido”, avaliou. 

O Seminário marca também a comemoração dos 60 anos de Extensão Rural de Pernambuco – há 7 com o IPA. Estiveram presentes na solenidade o presidente Genil Gomes, extensionistas, diretores e coordenadores de assistência técnica e extensão rural do IPA, a gerente geral da ADAGRO Erivânia Camelo, o presidente do ITERPE Getúlio Gondim, o diretor geral do PRORURAL Walmar Jucá, o secretário executivo de Agricultura Familiar José Claudio, representantes da sociedade civil, associações e parceiros do segmento rural, como também Roberto Andrade representando a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). 

Ainda no encontro foi feita uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, através de uma placa simbólica, que foi recebida pela irmã da sua ex-esposa Renata Campos, Ana Elizabeth. A abertura também contou com a apresentação do poeta Antonio Marinho.    

Nenhum comentário: