terça-feira, 8 de setembro de 2015

Arcoverde recebe novo encontro da 3ª edição do Círculo de Leituras

No próximo sábado (19), o Círculo de Leituras, projeto que traz como proposta aproximar autores e leitores colocando-os frente a frente para conversas francas e informais sobre livros e a paixão de ler, realiza o segundo encontro desta edição no município de Arcoverde, com as mesas "A voz dos retirantes na cidade grande”, dirigida pelos escritores Sidney Rocha e Bruno Liberal, e “A voz dos oprimidos”, com Cícero Belmar e Raimundo de Moraes.

O encontro, que tem patrocínio do Governo do Estado através do Funcultura, terá um dia de duração, sendo realizado nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e da tarde (das 14h às 18h) no Sesc Arcoverde, e contará com a participação do escritor Manoel Constantino como mediador. A ideia é que cada um dos autores convidados fale sobre sua obra, sobre o universo que a cerca e sobre a provocação do tema proposto. Para tornar o debate mais dinâmico, a palavra escrita ganha corpo ao vivo durante breves leituras de textos dos autores. Em seguida, a palavra será dada ao público para que possa dar opiniões e fazer perguntas.

Além dessa reunião, o projeto, que tem curadoria assinada pelo jornalista e escritor Marcelo Pereira, ainda realiza mais dois encontros em diferentes cidades pernambucanas – Caruaru (26/09) e Cabo de Santo Agostinho (3/10) - , cada um com duas palestras e quatro autores convidados. Antes, o projeto aportou em Goiana para realizar o primeiro encontro deste ano. Além dos nomes já citados, participam desta edição, Raimundo Carrero, Geraldo Maia, Nivaldo Tenório, Renata Pimentel, Clarice Freire e Andréa Mota. “O objetivo do Círculo é trazer o autor para perto do leitor, dar voz ao público. Essa troca instiga a criatividade, estimulando quem escreve e quem lê”, explica Marcelo Pereira.

A atividade literária conta com realização da AMo Produção e Comunicação. “Dentre os 185 municípios pernambucanos, decidimos escolher quatro cidades para receber o projeto, de maneira descentralizada, atendendo a todas as regiões de desenvolvimento”, explica Andréa Mota, diretora da AMo e integrante do grupo de escritores convidados.

Além de proporcionar o fechamento de um ciclo, já que para a grande maioria dos autores o processo só se conclui quando há um feedback do impacto da obra sobre os interlocutores – os leitores –, outro grande benefício do projeto é fazer circular a produção literária pernambucana, já que a publicação de um livro é apenas uma etapa intermediária da cadeia de leitura, iniciada com o ato de escrever e finalizada com a resposta do público.

Na programação desta edição, que tem como público alvo escritores, educadores e amantes da literatura, ainda haverá em cada cidade uma homenagem a Celina de Holanda, renomada poetisa pernambucana e patronesse da Academia Cabense de Letras, montagem de um varal de poesias e lançamentos de livros de autores pernambucanos. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever através do endereço http://even.tc/circulo-de-leituras-arcoverde. Todos receberão certificados ao fim do Círculo de Leituras.

Nenhum comentário: