segunda-feira, 6 de junho de 2016

Governador alinha com ministro das Cidades ações prioritárias para Pernambuco

No encontro, Paulo Câmara e Bruno Araújo conversaram sobre a continuidade de obras de habitação, mobilidade e saneamento.


O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta segunda-feira (07.06), com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Foi apresentado ao representante do Governo Federal um diagnóstico das principais ações nas áreas de habitação, mobilidade e saneamento básico. O objetivo do encontro foi elencar prioridades para enquadrá-las na nova realidade orçamentária do País. Para o gestor pernambucano, a reunião foi uma oportunidade para alinhar a conclusão de projetos que estão em andamento. 

Paulo Câmara destacou a importância de focar na área de saneamento, que possui reflexo direto na saúde pública. "Pernambuco tem 21% do seu território saneado e a gente tem como objetivo alcançar 75%. Desse total, 90% será na Região Metropolitana do Recife (RMR). É uma meta ousada, mas necessária, diante dos desafios de ter saúde pública adequada e saneamento nas cidades", afirmou o governador. O gestor informou que o ministro se comprometeu a ajudar a destravar recursos da União para o setor. "Ele saiu com uma boa impressão daqui e vai nos ajudar nessas metas de saneamento, que envolvem diretamente os recursos da União", completou  Paulo. 

Quanto à área de mobilidade urbana, foram tratados os avanços no Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe, do Ramal da Copa e do Corredor Leste/Oeste. Câmara explicou que as obras que estão paradas vão ser licitadas novamente, para que sejam finalizadas. No caso do projeto de navegabilidade, é preciso iniciar a construção das estações e definir o modelo de gestão do modal. "A dragagem já foi feita e agora vamos iniciar uma licitação para a conclusão desse projeto", informou o governador.  

Paulo Câmara frisou, ainda, que os avanços na área de habitação exigirão diálogo entre as equipes do Estado e do Ministério. Na presença do ministro e de auxiliares do Governo, Paulo Câmara aprofundou o debate sobre a intervenção do Canal do Fragoso, em Olinda; o início de obras de urbanização; e a construção de unidades habitacionais na RMR. A intenção é abrir novas linhas de conversa com o Governo Federal para destravar recursos.  

O ministro Bruno Araújo afirmou que o encontro foi bastante produtivo e que vai nortear as ações na gestão. "O governador de Pernambuco, de forma muito objetiva, pontuou as prioridades na área de habitação, saneamento e mobilidade. Na área de saneamento, nós pedimos que o presidente da Compesa, Roberto Tavares, relacione essas obras em ordem decrescente, pelo percentual da execução, para que priorizemos as que estão mais próximas de sua conclusão. Na área de habitação, acertamos uma reunião, na próxima semana, em Brasília, do secretário com a secretária nacional. E, no quesito mobilidade, eu pedi ao governador para nós avançarmos no Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe", resumiu Araújo. Participaram desta reunião o secretário das Cidades, André de Paula; o secretário de Habitação, Marcos Baptista; o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. 


Texto: Marcela Pimenta | SEI

Crédito das fotos: Roberto Pereira | SEI

Nenhum comentário: