segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Caruaru e Arcoverde recebem etapa nacional da Mostra Sesc de Cinema

Duas cidades pernambucanas recebem, simultaneamente nesta semana, a Mostra Sesc de Cinema: Arcoverde e Caruaru, no período de 20 a 24 de novembro. Serão exibidos longas e curtas-metragens premiados na primeira edição do festival, do biênio 2016/2017 em sessões gratuitas para o público.

Na Capital do Agreste, as dezoito produções serão apresentadas no Teatro Rui Limeira Rosal. Serão 18 produções. Na segunda-feira (20/11) serão apresentados “O Chá do General” e “O Melhor Som do Mundo”, a partir das 15h. Às 19h30, será a vez de “O Estacionamento”, “Hotel Cidade Alta” e “Ilha”.

Na terça (21/11), na sessão da tarde tem “Astrogildo e a Astronave”, “Parque Pesadelo” e “Meu Tio que me Disse”. ”Filhos da Lua na Terra do Sol” e “Tropykaos” serão exibidos à noite. Na quarta (22), mais cinco filmes: “O Menino do dente de Ouro”, “Lipe, o Vovô e o Monstro” e “O Melhor Som do Mundo”, à tarde; e “Ainda não lhe Fiz uma Canção de Amor” e “Em 97 era Assim”, na sessão da noite.

Os filmes da tarde de quinta (23/11) serão “Astrogildo e a Astronave”, “Parque Pesadelo” e “Meu Tio que me Disse”. Já os da sessão noturna serão “Homens e Caranguejos” e “Catadores de História”. A programação da sexta (24/11) contará com “Lipe, o Vovô e o Monstro”, “O Melhor Som do Mundo” e “O Menino do Dente de Ouro” (à tarde) e “Levino” e “Matéria de Composição” (à noite).

Em Arcoverde, a exibição de 25 produções acontece no Teatro Geraldo Barros. Para o público infanto-juvenil, a programação começa na segunda (20/11) e segue até a sexta (24/11), sempre a partir das 14h. Serão exibidos os filmes: Astrogildo e a Astronave, O Melhor Som do Mundo, O Menino do Dente de Ouro, O Chá do General, Meu Tio que me Disse, Lipe, Vovô e o Monstro e Parque Pesadelo.

A cada dia, uma programação diferente à noite, sempre às 19h. Na segunda (20/11), tem O Canto, Ilha, Enzo, O Estacionamento, Hotel Cidade Alta e Ruby; na terça (21/11), serão exibidos Filhos da Lua na Terra do Sol, Carnavalha, Tropikaos; já na quarta (22/11) é a vez de O Último Retrato, Rosinha e Em 97 era Assim. Orquestra Invisível Let´s Dance, A Batalha de São Braz e Catadores de Histórias são os filmes da quinta (23/11). Encerrando a Mostra em Arcoverde, na sexta (24/11) tem Pedaços de Pássaros, Levino e A Dama do Rasqueado.

Mostra nacional – Com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, a primeira edição da Mostra Sesc de Cinema selecionou 34 filmes brasileiros entre o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre deste ano. Além de poder ser exibidos em unidades do Sesc em todo o país, os participantes disputaram as categorias de Melhor Filme, Roteiro, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Direção de Elenco, Direção de Ficção, Direção de Documentário, Montagem e Desenho de Som. Ao todo, 1.250 obras foram inscritas.

Segunda edição – Para o biênio 2017/2018, a II Mostra Sesc de Cinema começou em setembro deste ano, tendo encerrado as inscrições no dia 1º de outubro. A mostra é formada por duas etapas. A primeira é a Mostra Estadual, que acontece no primeiro semestre. Nesta etapa, uma comissão irá indicar dois longas e quatro curtas-metragens para participar da Mostra Nacional, prevista para o segundo semestre de 2018. Nessa categoria, serão selecionadas 30 obras brasileiras, sendo 10 longas e 20 curtas.

Nenhum comentário: