terça-feira, 10 de setembro de 2019

Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte comemora 91 anos com apresentação especial em Arcoverde

A noite da última segunda-feira, 09 de setembro, em Arcoverde, foi marcada por homenagens e pela celebração entorno dos 91 anos da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte.  O evento, promovido pela Prefeitura de Arcoverde, em parceira com a Associação de Músicos de Sopro – Amusa, na Praça Winston Siqueira, teve presenças de autoridades locais, de representantes da sociedade civil e de instituições parceiras da orquestra.

Com o repertório envolvendo MPB, clássicos, contemporâneos, romantismo e outros gêneros conhecidos do grande público, o aniversário da filarmônica também contou com apresentações da orquestra e do Projeto Músicos do Futuro; da Banda de Fanfarra do Grupo de Idosos Viver Mais; da Banda da Escola Monsenhor José Kehrle; da Banda do Colégio Carlos Rios; da Banda de Fanfarra do Residencial Maria de Fátima Freire, entre outros convidados.

Fundada em 11 de setembro de 1928, a Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte foi a primeira agremiação musical do município e na época de sua origem, foi idealizada por um comerciante e músico, que cedeu seu nome e trabalhos no segmento à instituição. Atualmente, possui como regente há 22 anos, o maestro Ronaldo Bezerra de Carvalho, o qual foi aluno da orquestra, sendo posteriormente fundador da Associação de Músicos de Sopro de Arcoverde – Amusa, pela qual desenvolve parcerias para que a filarmônica possa prosseguir, agregando novos integrantes em sua formação.

Em seu discurso, o maestro Ronaldo citou e agradeceu colaboradores, parceiros e integrantes, que fazem com que os trabalhos promovidos pela filarmônica obtenham a devida continuidade. “Temos hoje 150 crianças estudando música e quero também agradecer a todos estes alunos e aos outros que não vieram, porque ainda não estão no nível pré-formado. Todos eles possuem hoje um instrumento musical para levar para casa e estudar. E eu quero agradecer em público, mais uma vez, ao Rotary Club de Arcoverde, por nos proporcionar este grande avanço”, afirmou o regente da filarmônica.

Na ocasião, também fizeram uso da palavra o maestro Beto da OARA, a vereadora Cleriane Medeiros e a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. “Hoje nós estamos aqui comemorando os 91 anos da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte. Nesta comemoração e presente de aniversário, nós devemos muito a essa pessoa tão querida que é o Ronaldo. Sentimos realmente que a dedicação e o amor que ele tem por essas crianças, em ensinar e demonstrar o seu trabalho, é fruto de muitas parcerias e eu quero aqui agradecer a todos os parceiros que estão perto deste grande projeto para Arcoverde”, ressaltou a gestora municipal.  

A celebração foi atribuída também a um momento de homenagens pelos 91 anos de emancipação política da cidade; à Festa da Padroeira; ao maestro Beto da OARA, que completou seus 86 anos de idade no último dia 06 de setembro; e à Fundação Terra, que comemora 35 anos de atuação no município.

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: