quarta-feira, 10 de junho de 2009

Do Cais até o Sertão, Pernambuco é São João


O Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anuncia nesta quinta-feira (11), às 10h, na Torre Malakoff, a programação do São João de Pernambuco. Este ano, serão montados pólos de animação em 14 municípios das 12 microrregiões de desenvolvimento. Desde a Região Metropolitana, passando pela Zona da Mata, Agreste e Sertão, Pernambuco se transforma num grande arraial. A proposta da Fundarpe é descentralizar os investimentos e promover o intercâmbio entre artistas do Estado.


Na RMR, o forró toma conta da Casa da Rabeca e do Sítio de Seu Reis, em Olinda, por onde passarão atrações como Fim de Feira, Maciel Salu e Santanna. Na capital, a Casa da Cultura sedia o arraial um pouco mais cedo, já a partir desta sexta-feira (12). Por lá, se apresentam Zé Travassos, Trio Pé de Serra Talhada, a Quadrilha Flor de Menina, entre outros grupos. Na Zona da Mata, Fagner e Maciel Melo são alguns dos artistas que farão a festa dos palcos de Aliança e Timbaúba, na Mata Norte, e Catende, na Mata Sul.


No Agreste, são as cidades de Limoeiro, no Agreste Setentrional; Caruaru, no Agreste Central; e Bom Conselho, Agreste Meridional que recebem o arrasta-pé de atrações como Chá de Zabumba e Novinho da Paraíba.


As cidades de Arcoverde, no Sertão do Moxotó; Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; Tacaratu, no Sertão de Itaparica; Parnamirim, no Sertão Central; Araripina, Sertão do Araripe; e Cabrobó, Sertão do São Francisco, completam a festa. Por toda a região, passarão artistas de grande referência para a cultura sertaneja como Coco Raízes de Arcoverde e Coco de Tebei.


O São João 2009 também terá outras ações do Governo de Pernambuco. Além da Fundarpe, as secretarias estaduais de Turismo, Defesa Social, Cidades, Saúde e da Mulher atuam de forma integrada na realização do principal ciclo cultural do Estado. (Do portal do Governo de Pernambuco)

Nenhum comentário: