segunda-feira, 8 de junho de 2009

Joaquim poderá entrar na base de apoio a Eduardo


Ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal pelo antigo PFL (hoje DEM), Joaquim Francisco estaria articulando seu ingresso em um partido da base aliada ao governador Eduardo Campos (PSB), segundo reportagem de Arthur Cunha hoje na Folha de Pernambuco.


A migração teria o intuito de garantir a volta do democrata à Câmara Federal, em 2010. Sem votos para eleger-se pela oposição, Joaquim teria mais chances de obter novo mandato aproveitando-se da grande votação que alguns parlamentares governistas devem ter no ano que vem. A tese ganha mais força com as notícias de bastidores que dão conta da formação de um chapão proporcional reunindo todas as siglas que sustentam a atual gestão.

De acordo com uma fonte governista, Joaquim Francisco estaria conversando com quatro legendas: PTB, PR, PSB e PDT. No PR, as negociações seriam diretamente com o presidente regional da legenda, Inocêncio Oliveira. No PTB, Joaquim trataria com deputado federal Armando Monteiro Neto, que dirige a sigla no Estado. Em 2004, Joaquim disputou, sem sucesso, a Prefeitura do Recife pela sigla trabalhista.

Joaquim Francisco negou a intenção de ingressar na base aliada. “Não tem articulação nenhuma em curso. Não tive nenhuma reunião nesse sentido. Na próxima semana, inclusive, terei um encontro com Mendonça Filho (ex-governador e presidente estadual do DEM) para tratar das eleições proporcionais de 2010”, garantiu.

Questionado se cogitaria entrar em algum partido da oposição - PSDB ou PMDB - por falta de espaço no DEM, Joaquim Francisco disse que também não há nenhuma movimentação nesse sentido. Entretanto, não afastou a possibilidade de troca caso julgue necessário. “Nada me garante que se eu estiver em algum partido da base aliada, eu serei eleito. Cada eleição é uma eleição”, destacou Joaquim Francisco. (Magno Martins)

Nenhum comentário: