terça-feira, 21 de julho de 2009

Joaquim agora faz parte do PSB, só falta marcar a data

De malas prontas para migrar para a base governista, o ex-governador Joaquim Francisco (DEM) já recebeu a garantia do governador Eduardo Campos que será contemplado com parte dos votos do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB) na eleição de 2010. Prestes a ser indicado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o petebista repassou suas bases eleitorais para que o governador redistribua seus votos entre os integrantes da base aliada. A expectativa do líder socialista é que Joaquim faça a "travessia" nos próximos dez a quinze dias. A informação foi repassada pelo próprio governador, no sábado, durante o Festival de Inverno de Garanhuns.
Joaquim poderia aportar em qualquer partido da base governista, mas pelo que tudo indica ele ingressará no ninho socialista para marcar o campo e sua nova posição. Informações de bastidores asseguram que como vai mudar de lado, o partido que mais legitimaria essa mudança seria a legenda do governador. "Essa travessia é uma questão de aritmética. Não é uma questão sentimental ou ideológica", afirmou um oposicionista em reserva.
Ontem, o presidente estadual do PSB, Milton Coelho, ressaltou que Joaquim será muito bem recebido, caso seja essa a sua opção. Milton Coelho revelou que vem mantendo um diálogo frequente com o petebista. "Tivemos duas ou três conversas. Fizemos uma leitura da conjuntura nacional e estadual e dos projetos de identidade em comum entre o governo dele e o nosso. Mas Joaquim não deu o veredicto sobre seu destino político", afirmou. A festa para marcar a chegada dele no PSB ainda não foi detalhada, mas os socialistas querem transformá-la num grande evento político.
A idéia é mostrar a redução do poder de fogo dos integrantes da extinta aliança União Por Pernambuco e a defecção de um quadro considerado importante numa disputa eleitoral. Joaquim Francisco foi prefeito do Recife duas vezes (89 a 93), governador (91 a 95), deputado federal quatro vezes e ministro do interior no governo José Sarney. Naúltima eleição para deputado federal (2006), no entanto, ele não conseguiu renovar seu mandato. Apesar dos seus 74 mil votos, o democrata ficou na segunda suplência.
Votos - Na matemática eleitoral, os votos de José Múcio é algo que pode fazer a diferença numa disputa eleitoral. Na última eleição para deputado federal o petebista recebeu mais de 120 mil. Para o próximo ano, em função do seu grau de influência como ministro do governo Lula, estima-se que Múcio teria mais de 200 mil votos, caso fosse disputar uma vaga de deputado federal em 2010.
Por telefone, o vice-presidente nacional do DEM, deputado federal André de Paula, informou que só falaria sobre o assunto quando tivesse uma posição oficial de Joaquim Francisco. "Não há nenhum fato oficial que Joaquim vai deixar nosso partido. Temos um apreço e uma relação de amizade. As maiores vitórias dele foi no nosso campo. Tivemos oportunidade conversar com Joaquim. Mostramos as perspectivas dele em relação ao seu futuro político. Se ele tem pretensões de ser deputado federal pelo DEM em nosso partido ele não será soldado e sim um líder político", afirmou. Joaquim Francisco foi procurado pelo Diario, mas não retornou as ligações. ( Diário Político - 21/07/2009)

Nenhum comentário: