sexta-feira, 25 de março de 2011

Companhia Siderúrgica de Suape sairá do papel

Mais uma excelente notícia chega a Pernambuco vinda da Itália. Executivos do grupo Danieli, parceiro tecnológico da Cone S/A na Companhia Siderúrgica Suape, anunciaram hoje (24), durante encontro com o governador Eduardo Campos em Milão, que a inauguração da CSS será antecipada.

Diretor de Operações da Danieli, Frank Alzetta apresentou o novo cronograma de investimentos da companhia para Pernambuco. Antes prevista para operar apenas em 2014, a CSS abrirá as suas portas dois anos antes, no último trimestre de 2012.

 “De início, a Companhia Siderúrgica Suape vai produzir os perfis, os tubos e as estruturas de aço. A expectativa é que, um ano depois, ela opere fabrique também as bobinas de aço”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

Anunciada em dezembro de 2010, a CSS será a primeira laminadora de aços planos do nordeste e vai produzir, por ano, cerca de 1 milhão de toneladas de laminados a quente, a frio e revestidos. A planta está orçada em mais de R$ 1,5 bilhão e é o primeiro grande empreendimento atraído pela plataforma de negócios Cone S/A, empresa formada pela construtora Moura Dubeux e pelo Fundo de Infraestrutura/FGTS, gerido pela caixa Econômica Federal.

Mais de três mil empregos serão gerados na sua construção – que será iniciada dentro de 90 dias – e outras 800 novas vagas de trabalhos permanentes serão abertas no pico de operações.

“Pernambuco e Itália nunca estiveram tão próximos. Quando nós percebemos as áreas de fronteira de investimento, seja de petróleo e gás, naval, siderurgia, alimentos, turismo ou entretenimento, grupos italianos começam a chegar e ajudar na consolidação desse ciclo de crescimento. E aí temos, com muita clareza, a firme imagem que na União Européia é a Itália, com certeza, a parceira prioritária na relação com o Nordeste brasileiro.

PALESTRA – Antes da reunião com o grupo Danieli no Consulado do Brasil em Milão, o governador apresentou uma palestra para mais de 100 empresários na Câmara de Comércio da cidade.  O encontro reuniu investidores das regiões da Lombardia e de Piemonte interessados em conhecer Pernambuco um pouco mais de perto.

A apresentação chamou a atenção dos presentes. Diretora do grupo Poná Partners, Paola Basso ficou bastante interessada em investir em Pernambuco. Na próxima semana, ela estará no estado para discutir a construção de casas populares pré-moldadas voltadas para as famílias atingidas pelas chuvas de junho na Mata Sul. “Temos um preço bastante competitivo e muita vontade de se estabelecer em Pernambuco”.

Empresários que já atuam em Pernambuco também puderam dar o seu depoimento. Marco Ghisolfi, CEO da M&G apontou o Porto de Suape e os incentivos fiscais como fundamentais para a chegada da fábrica de PET. “Fomos atraídos por uma série de fatores positivos e hoje aproveitamos a expansão do consumo de alimentos no Nordeste. Espero que os novos investidores tenham a mesma sorte que estamos tendo lá”.

Encerrando a agenda em Milão, Eduardo foi recebido pelo presidente da região da Lombardia, Roberto Formigoni. O governador volta amanhã para Roma,para uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Paolo Romani. 

Nenhum comentário: