quinta-feira, 24 de abril de 2014

Governo de Estado firma parceria para troca de experiências com região francesa‏

Pela primeira vez, Pernambuco firma um acordo de cooperação  técnica internacional  descentralizado - que se dá na forma de instâncias subregionais (um Estado brasileiro e uma região francesa), consolidando acordo já existente entre os dois países. A articulação e troca de experiências do Governo do Estado se dará com uma região da França reconhecida pela dinâmica de sua cultura e economia: Midi-Pirinéus. O acordo foi assinado pelo governador João Lyra Neto e o presidente da região, Martin Malvy, nesta quinta-feira (24/04), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

O ineditismo do acordo-quadro (termo utilizado na diplomacia) não está apenas na articulação, mas também em sua abrangência. Além de relações econômicas entre as regiões, o acordo também prevê a troca de experiências nas áreas de turismo, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, direitos humanos, tecnologia da informação e agricultura familiar. "Iniciamos com a França uma relação muito importante, que nos legará um futuro muito promissor", comemorou o governador João Lyra Neto.

Em seu discurso, o presidente da região francesa, Martin Malvy, alegou "muitas razões" para a escolha por Pernambuco. "Uma delas é fato do Estado ter vivido esse 'boom' econômico e de desenvolvimento", disse Malvy, ao destacar que Pernambuco também "oferece grandes e novas oportunidades", tendo em vista a centralização desse tipo de acordo em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre os pontos do acordo na área de educação, está a implantação, em Pernambuco, do escritório de representação da Universidade de Toulouse para a América Latina. A universidade engloba uma comunidade de instituições francesas de ensino superior na região Midi-Pirinéus, e sua chegada ao Estado favorece ao desenvolvimento de pesquisa e de relações na área acadêmica. O escritório está sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.

Na âmbito cultural, o acordo prevê o fortalecimento das manifestações circenses-populares, enquanto que na agricultura familiar o foco será um projeto de cultivo de macaxeira e psicultura - projeto este que será implementado na Mata Sul pernambucana. Esta região também será beneficiada com um Centro de Referência de Direitos Humanos e Assistência Social, instalado no município de Maraial.

Por sua vez, o desenvolvimento de iniciativas de geração de energia renováveis no arquipélago de Fernando de Noronha materializará a atenção para a ciência e tecnologia prevista no acordo. As ações visam a autonomia da ilha no tocante à geração de energia, rompendo com a dependência da geração térmica.

Outro foco será na rodada de negócio realizada entre empresários pernambucanos e franceses nos setores de energias renováveis, tecnologia da informação e aeroespacial, metal mecânico, tratamento de resíduos sólidos, farmacêutico, recursos hídricos e sistemas de irrigação, construção civil, meio ambiente, automotivo, implante cirúrgico e telecomunicações.

A solenidade também marcou a assinatura de acordo de parceria entre a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e a Agência de Água Adour-Garonne, de Midi-Pirinéus, para o desenvolvimento de programas e projetos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico. "Isso nos interessa muito, já que nós temos uma carência muito grande no semiárido de Pernambuco", disse João Lyra Neto. Também foi firmado protocolo de cooperação acadêmico-científico entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse.

Nenhum comentário: