quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura discute Projeto Orla em Igarassu

Uma ação conjunta envolvendo o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) buscando reordenar os espaços litorâneos que estão sob o domínio da União, junto às políticas ambientais e patrimoniais. Esse é o conceito que define o Projeto Orla.        
Secretários, servidores e representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram de uma oficina na primeira semana de abril, no auditório da Faculdade de Igarassu (Facig), onde o assunto em pauta foi à preservação destes ambientes naturais.
            Promovido pela Prefeitura Municipal de Igarassu, através da Secretaria de Planejamento e Tecnologia serão capacitados os gestores locais do projeto de gestão integrada à orla marítima da Cidade, visando implantar uma ação sistemática, associado ao repasse de atribuições para o município, além de responder a alguns desafios da fragilidade no ecossistema da orla local.
            O objetivo do encontro é municipalizar as políticas ambientais e patrimoniais do Governo Federal promovendo a melhoria do uso e ocupação dos espaços litorâneos, procurando inovar a gestão deste território pela ótica local, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos das localidades, contribuindo para o disciplinamento da zona costeira nacional.
            O município possui uma significativa área de praias e mangues no Litoral Norte do Estado e a partir da preservação e cuidado haverá um fortalecimento da função socioambiental dos bens da União que posteriormente irá estimular atividades econômicas na região. “Após a discussão poderemos planejar ações que venham beneficiar o turismo da área costeira de Igarassu, propondo a preservação ambiental”, afirmou o prefeito Mário Ricardo.
            Segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia, Eric Lima “Inicialmente o Projeto parte da premissa de normatização do uso e ocupação da Orla, o que favorece o crescimento ordenado e sustentável da área costeira e das comunidades, influenciando todo município, visto a relação cultural e econômica da Cidade com esta porção significativa de seu território”, ressaltou.
            Outras cidades de Pernambuco, como: Barreiros, Tamandaré, Cabo, Goiana, Itamaracá e Sirinhaém, já tiveram o Projeto Orla concluídos. De acordo com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Paulo Ferrari, a localidade tem características que representam o país em aspectos que se encaixam no projeto. “Essa região é propicia para o Projeto Orla, haja vista a representatividade cultural e histórica que Igarassu tem no Brasil”, observou Ferrari.

Nenhum comentário: