sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Orquestra Criança Cidadã inaugura núcleo de música em Ipojuca

A Orquestra Criança Cidadã vai lançar sua primeira expansão com solenidade musical aberta ao público, no próximo dia 15 de setembro. O núcleo “Meninos do Ipojuca” atenderá 100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, todos estudantes de escolas públicas de Camela, distrito do município de Ipojuca. O evento de inauguração ocorrerá às 17h, com concerto clássico-popular, em frente à sede do novo núcleo, localizada na Rua Humberto Costa Soares, s/n, Camela.
O projeto da Orquestra em Camela é fruto de uma parceira entre a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, e a Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Especial de Juventude e Esporte. Com o aporte financeiro concedido pela Prefeitura, a ABCC está garantindo a implantação do projeto nos moldes do que é realizado com a comunidade do Coque, no Recife.
Os participantes receberão aulas de teoria musical e de instrumentos de cordas — violino, viola, violoncelo e contrabaixo —, reforço escolar, aulas de informática, além de atendimento psicológico e pedagógico e três refeições diárias. O núcleo funcionará nos horário da manhã e da tarde, em um prédio que conta com 15 salas de aulas, miniauditório, telecentro, sala de acompanhamento pedagógico, sala para atendimento psicossocial, banheiros e refeitório.
Para o prefeito Carlos Santana, este é um grande momento para crianças e jovens do município. A Orquestra é um exemplo de cidadania e resgate de vidas. É mais um elemento de grande impacto para reforçar a educação dos nossos jovens e trazer mais conteúdo e oportunidades à vida dos estudantes. Estou muito feliz e convicto que estamos no caminho certo na educação do município.
“A Orquestra foi procurada pelos gestores do município do Ipojuca por ser um case de sucesso em Pernambuco”, explica o coordenador do projeto social, João Targino. Para o secretário de Juventude e Esportes do Ipojuca, Miquéias Silva, o convênio trará um impacto social considerável no município e, por isso, é prioridade absoluta. “Apostamos, principalmente, na profissionalização dos jovens. A Orquestra propiciará capacitação em uma área sequiosa de talentos, que é a dos músicos de cordas”, destaca.
Os alunos beneficiários já foram selecionados, por meio de provas de português, matemática, informática e aptidão musical, além da realização de uma entrevista com o setor de Psicologia da Orquestra Criança Cidadã. Todos estão inscritos na rede pública de ensino do Ipojuca, com boa frequência nas aulas. Os estudantes foram encaminhados pelos gestores educacionais das escolas. A expectativa é que, dentro de seis meses, já exista resultados concretos na área musical.
O concerto de inauguração contará com a presença do prefeito da cidade, Carlos Santana, do Secretário Miquéias Silva e de representantes de instituições de ensino locais, além de diretoria, patrocinadores e apoiadores da Orquestra Criança Cidadã.

Nenhum comentário: