terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeitura do Ipojuca inaugura extensão da Orquestra Criança Cidadã em Camela

Projeto inovador no município atende 100 estudantes, entre crianças e adolescentes de escolas municipais e já tem fila de espera



O Município do Ipojuca passou a investir na formação musical de suas crianças e adolescentes. Foi inaugurado nesta segunda-feira (15), no distrito de Camela, o núcleo da Orquestra Criança Cidadã - Meninos do Ipojuca, uma extensão do projeto Criança Cidadã que já atua na comunidade do Coque, no Recife. Para a realização do projeto municipal, a prefeitura investiu na readequação do prédio onde funciona o espaço, além de garantir toda a assistência aos alunos selecionados com o fornecimento de instrumentos musicais, assistência psicológica, alimentação e reforço escolar. A solenidade contou com a presença do prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, do Coordenador do projeto, Juiz João Targino, além de outras autoridades, secretários municipais, vereadores e da população em geral.


A Orquestra Criança Cidadã – Meninos do Ipojuca é uma das ações prioritárias do Pacto pela Cidadania. O programa foi implantado no município no início deste ano e tem como objetivo utilizar uma política pública de desenvolvimento social, prevenir a violência e prestar assistência psicossocial à população. O programa segue o critério da transversalidade utilizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com ações integradas com as secretarias municipais, além da Coordenadoria Municipal de Programas Sociais.


A iniciativa tem como parceira a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra, que é responsável pela capacitação das crianças. Para abrilhantar o lançamento, os músicos da Orquestra Cidadã - Meninos do Coque realizaram uma apresentação em frente à sede da Orquestra, no centro de Camela.


Bastante emocionado, o prefeito Carlos Santana, diante do grande público em Camela, destacou o momento singular que o município vive e lembrou que ano passado no “Fala Ipojuca”, através de encontro com a sociedade ipojucana foi solicitado ações sociais e o resgate da cidadania e hoje o sonho é realizado. “Este é um grande momento para crianças e jovens do município. É mais um elemento de grande impacto para reforçar a educação dos nossos jovens e trazer mais conteúdo e oportunidades à vida dos estudantes. Estou muito feliz e convicto que estamos no caminho certo no que se refere a educação do município”, destacou Santana.


O Coordenador da ABCC, Juiz João Targino, destacou a estrutura montada para atender as crianças e lembrou a preocupação da gestão municipal em oferecer importante ação social em Ipojuca. “A Criança Cidadã foi procurada pelos gestores do município por ser um case de sucesso em Pernambuco”, lembrou Targino. Para o secretário de Juventude e Esportes do Ipojuca, Miquéias Silva, o convênio, sonho antigo, trará um impacto social considerável no município e, por isso, é prioridade absoluta. “Apostamos, principalmente, na profissionalização dos jovens”, reforçou.


Os alunos beneficiários foram selecionados, por meio de provas de português, matemática, informática e aptidão musical, além da realização de uma entrevista com o setor de Psicologia da Orquestra Criança Cidadã. Todos inscritos são da rede pública de ensino do Ipojuca, com boa frequência nas aulas. Os estudantes foram encaminhados pelos gestores educacionais da secretaria municipal de Educação.


Os participantes receberão aulas de teoria musical e de instrumentos de cordas — violino, viola, violoncelo e contrabaixo —, reforço escolar, aulas de informática, além de atendimento psicológico e pedagógico e três refeições diárias oferecidas pela gestão municipal. O núcleo funciona nos horários da manhã e da tarde, em um prédio (readequado pela prefeitura) que conta com 15 salas de aulas, miniauditório, telecentro, sala de acompanhamento pedagógico, sala para atendimento psicossocial, banheiros e refeitório.


A expectativa do Prefeitura do Ipojuca é que, dentro de seis meses, já existam resultados concretos na área musical e tendo como previsão, a realização de um pequeno concerto musical no período natalino do Ipojuca.


Fotos: Ivan Nascimento/Prefeitura do Ipojuca

Nenhum comentário: