quarta-feira, 17 de maio de 2017

Arcoverde discute e planeja implementação do Sistema Municipal de Cultura

A Secretaria de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Arcoverde dá continuidade as reuniões com o movimento cultural da cidade, nesta terça-feira, às 19h, no Cinema Rio Branco.

Na pauta, a discussão e planejamento para a implementação do Sistema Municipal de Cultura. Esse já é o terceiro encontro, após a criação da nova Secretaria – que foi uma reivindicação feita pela categoria e atendida pela prefeita Madalena Britto.

“Assim como na primeira reunião, queremos continuar fortalecendo nossa relação com o movimento cultural e nada melhor do que construirmos juntos os novos rumos, que não são de uma gestão e sim de toda comunidade”, enfatizou a Secretária de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha.

A prefeita Madalena Britto e o vice-prefeito Wellington Araújo já confirmaram as presenças. Na ocasião, haverá também a explanação do servidor da representação Nordeste do Ministério da Cultura, Nilton Valença e da consultora do Centro Luiz Freire e Coordenadora da Implementação do Sistema Municipal de Cultura em Arcoverde, Érika Nascimento.

“A ideia é que ao final do encontro possamos sair com uma comissão instituída e uma agenda para as próximas reuniões. É um momento importante de debate e dele vamos ter vários desdobramentos.”, destacou o articulador da Política Cultural, Henry Pereira.

SMC - O objetivo do Sistema Municipal de Cultura é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. É um modelo de gestão criado pelo MinC para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios.

O mínimo que o município deve implantar é: uma secretaria de cultura, um conselho de política cultural, uma conferência periódica de cultura, um plano de cultura e um sistema de financiamento (fundos de cultura).

Arte: Robson Lima

Nenhum comentário: