sexta-feira, 21 de março de 2014

Conferência Estadual de Defesa Civil reunirá 500 participantes

Cerca de 500 pessoas, representantes do Poder Público (Agentes de Defesa Civil e gestores de outros órgãos que integram o sistema de Defesa Civil), da Sociedade Civil e da comunidade científica, participarão nos próximos dias 28 e 29 de março da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
O evento reunirá delegados eleitos nas conferências municipais e terá como tema central "Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional", enfocando a discussão de subtemas como Gestão de Risco de Desastre; Integração de Políticas Públicas e Gestão do Conhecimento.
A Conferência Estadual será realizada pela Casa Militar que através da Secretaria Executiva de Defesa Civil/Codecipe é a responsável em âmbito estadual pelas ações de Proteção e Defesa Civil. “Temos a função de estabelecer os parâmetros para integração dos órgãos que participam do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução no atendimento de desastres no Estado de Pernambuco. A Conferência é um momento importante porque reúne pessoas de vários municípios para refletir sobre as políticas de proteção e defesa civil, definindo propostas para a melhoria  das ações preventivas”, argumenta o chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti.
A Conferência Estadual está sendo organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). O evento atende à demanda do Ministério da Integração, de acordo com o Regimento Interno que dita as regras da Conferência Nacional. “O cumprimento das etapas municipais e estadual garantirá a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade, dando aos delegados que participarão da Conferência Nacional a oportunidade de conhecer as realidades locais”, explica o coordenador estadual de Defesa Civil, Ten Cel Cassio Sinomar.
O Governo do Estado tem atuado cada vez mais no sentido de promover estratégias de prevenção. O estudo de outras experiências serve de referência ao atendimento das necessidades e de novas ações na área de Proteção e Defesa Civil.
Além de avaliar as diretrizes da 1ª Conferência Nacional, esta segunda edição objetiva incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas da Proteção e Defesa Civil, avaliar a ação governamental e propor diretrizes para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “O acúmulo de experiências de Pernambuco, após dois períodos de enchentes (2010 e 2011) e o atual período de estiagem, com resultados exitosos, o classifica como referência para apresentar propostas que deem nova luz à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil”, avalia Mário Cavalcanti.

Nenhum comentário: