sexta-feira, 28 de março de 2014

IPA inaugura Centro de Pesquisa nesta segunda-feira (31/03)

O Centro Integrado de Pesquisa Governador Miguel Arraes (Cigma) será inaugurado na próxima segunda-feira (31/03), às 10h, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, Recife. Segundo o presidente do IPA, Genil Gomes, o Cigma é um investimento fundamental para a pesquisa, visando ao desenvolvimento de novas tecnologias para a agropecuária pernambucana.
“O Cigma é uma forma de perpetuar os esforços do governador, Miguel Arraes, que considerava essencial os investimentos em inovação tecnológica para alavancar o setor agropecuário”, afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos. No prédio funcionarão os novos laboratórios, como o de Recursos Genéticos e o de Mudança Climática, além do Banco de Sementes. 
Também, possibilitará a realocação e reestruturação física dos laboratórios existentes, como o de Pós-Colheita e o de Botânica / Herbário - referência nacional e internacional em estudos e pesquisas sobre as plantas do Nordeste brasileiro, em particular as espécies do bioma caatinga, que só existem nessa região. O Cigma também abrigará um auditório com capacidade para 400 lugares, espaços para a realização de eventos técnicos e científicos, além da Biblioteca Central do IPA.
Os investimentos para execução da obra decorreram de recursos do PAC da Pesquisa, objeto de convênio firmado entre os Governos Federal e Estadual, por meio da Embrapa e do IPA, respectivamente, e das contrapartidas do Governo de Pernambuco. Construído em um bloco com três pavimentos sob pilotis, o Cigma funcionará em uma área total construída de 8.388,10 m², dentro de uma área de 11.193,20 m2 (aproximadamente 1,2 ha), localizada na sede do IPA.

Nenhum comentário: