terça-feira, 18 de março de 2014

Fórum de desmobilização de mão de obra de Suape faz audiência com seis municípios nesta sexta (21)


Encontro será na sede do Ministério Público do Trabalho 

Nesta sexta-feira (21), às 14h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco dá prosseguimento a série de audiências com os municípios envolvidos com a questão da desmobilização da mão de obra de Suape. Dessa vez, deverão comparecer à audiência representantes das cidades de Recife, Ribeirão, Escada, Sirinhaém, Rio Formoso e Moreno. O encontro, a ser realizado na sede do MPT, será conduzido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), dentro das atividades do Fórum para Recolocação da Mão de Obra de Suape (Remos).

Dados - Nos próximos dois anos, 2014 e 2015, as dispensas, que já acontecem e trazem demandas ao MPT, estarão no ápice, considerando o andamento das obras. A expectativa é sejam desligados cerca de 42 mil funcionários, que prestam serviço à Petrobras por intermédio de empresas contratadas.

De acordo com informações iniciais levantadas pelo MPT, é possível que a desmobilização de trabalhadores da refinaria seja a segunda maior da história, ficando somente atrás da de Brasília. Dos 42 mil funcionários, estima-se que 58% da mão de obra seja pernambucana. Dentre os principais problemas a serem discutidos na audiência, está a observância do cumprimento da legislação trabalhista no momento da rescisão dos contratos de trabalho. O MPT e a SRTE já têm recebido denúncias de trabalhadores que estariam sendo dispensados sem os valores devidos. 

Nenhum comentário: