terça-feira, 2 de setembro de 2014

IPA lança variedade de tomate tolerante a vírus e resistente ao calor

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza na próxima terça-feira (02/09), a partir das 9h, o Dia Especial,  para lançamento da variedade de tomate "Ferraz IPA 8" e apresentação do resultado dos projetos de Revitalização do Sistema de Irrigação e de Recuperação e Manejo de Áreas Degradadas. O evento acontecerá na Estação Experimental do IPA, em Belém do São Francisco.
A cultivar Ferraz IPA 8, que deverá estar disponível para os agricultores no primeiro semestre de 2015, é resultado da pesquisa desenvolvida pelo pesquisador do IPA, Edinardo Ferraz, a partir da década de 90. Obtida por meio de cruzamento genético, a variedade apresenta como principal diferencial a tolerância a doenças causadas por dois vírus predominantes no Nordeste – Vira-cabeça e Geminivírus, além da resistência a altas temperaturas. 
Por outro lado, a cultivar também facilita a colheita, apresenta maior produtividade e baixo número de pulverização, durante o ciclo da cultura, causando menor dano ao meio ambiente, à saúde dos agricultores e consumidores.
“Os frutos são graúdos, de formato alongado, coloração vermelho intenso, uniformes e firmes. A produtividade é de 80 toneladas por hectare”, afirma Ferraz.  Para a revitalização e modernização da irrigação, foram utilizados os sistemas de aspersão (fixa e móvel), micro aspersão e gotejamento, totalizando uma área de 42 hectares. 
De acordo com o presidente do IPA, Genil Gome, no projeto de recuperação e manejo de áreas degradadas estão sendo realizadas pesquisas com o objetivo de avaliar o efeito das práticas de manejo de solo, água e planta no controle da salinidade, na melhoria das características físicas e químicas do solo, no monitoramento e utilização adequada de fertilizantes químicos, além da revitalização da mata ciliar , visando à melhor proteção dos recursos naturais da região.O evento ainda contará com as presenças do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, do presidente do Instituto, Genil Gomes, e do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana.

Nenhum comentário: