segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Livros lançados com apoio do MI registram fauna e flora do semiárido‏

 Imagens de gatos do mato capturados, de orquídeas, de anfíbios em novos habitats e levantamentos georreferenciados sobre a localização de espécies vegetais e outras informações sobre a fauna e a flora do semiárido. Dois livros lançados com apoio do Ministério da Integração Nacional (MI), em 2012 e em 2014, registram as pesquisas realizadas ao longo das obras de construção dos canais, reservatórios, túneis, estações e outras estruturas do Projeto de Integração do Rio de São Francisco. 

A publicação "Caatinga Selvagem - O legado de um projeto de desenvolvimento para a conservação da fauna", de dezembro de 2014, retrata - com texto e imagens de alto padrão - a rica biodiversidade encontrada ao longo da maior obra de infraestrutura hídrica do País. Traz também capítulos sobre as ações de resgate da fauna silvestre, os cuidados em cativeiro e monitoramento ambiental da área.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2013 na categoria Ciências Naturais, o livro "Flora das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação", de 2012, reúne os trabalhos de 99 pesquisadores que, durante quatro anos, percorreram mais de 340 mil km em 212 expedições dentro do Programa de Conservação da Fauna e Flora, do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os trabalhos possibilitaram, por exemplo, a identificação de mais de mil espécies de plantas. 

Coordenação da Univasf

"Caatinga Selvagem" inaugura uma série de publicações que retratam os planos ambientais desenvolvidos ao longo do projeto e das bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, com as quais se integrará. Os textos são de Sérgio Adeodato, jornalista especializado em meio ambiente, e as imagens, do fotojornalista André Pessoa. 

O projeto editorial deste primeiro volume, dedicado à fauna, teve coordenação de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna). 

Também coordenado pela Univasf, "Flora das Caatingas" integra um conjunto de ações do Programa de Conservação da Fauna e Flora, do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), que identificou mais de mil espécies de plantas. Organizada pelo professor e doutor da Univasf José Alves de Siqueira Filho, a obra foi distribuída em universidades federais. 

O projeto

Orçado em R$ 8,2 bilhões, o Projeto de Integração do Rio São Francisco prevê recursos de quase R$ 1 bilhão (quase 12% do total) para programas básicos ambientais, em conformidade com as condicionantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Trata-se do mais significativo volume de investimentos nas questões socioambientais e arqueológicas do semiárido setentrional. As ações desenvolvidas pelos 38 programas ambientais do projeto possibilitam o conhecimento aprofundado do bioma caatinga, não só no âmbito da fauna e da flora, mas também em diversos aspectos econômico-sociais, arqueológicos e na melhoria de condições de vida de comunidades indígenas e quilombolas na área de impacto do projeto. 

O projeto é a mais relevante iniciativa do governo federal dentro Política Nacional de Recursos Hídricos. O objetivo é garantir a segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente, beneficiando mais de 12 milhões de habitantes.

Nenhum comentário: