sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Arcoverde sediou seminário regional do Programa Todos por Pernambuco e lançamento do ‘Olhar para as Diferenças’

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve em Arcoverde nesta quinta-feira, 15 de agosto, para o seminário regional do Programa Todos por Pernambuco. Recepcionado pela prefeita Madalena Britto e pelo vice-prefeito Wellington Araújo, Paulo Câmara iniciou a sua agenda na cidade concedendo entrevista ao jornalista Dárcio Rabêlo, na Rádio Independente FM. Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, onde foram iniciados os trabalhos do seminário regional do Programa Todos Por Pernambuco.

Em 2019, o programa chegou a sua quarta edição e no município, foi aberto com uma apresentação do Coco Raízes de Arcoverde, liderado pelo mestre Assis Calixto, um dos seis novos Patrimônios Vivos do Estado.  Com participações da vice-governadora Luciana Santos, secretários estaduais com representantes de suas equipes de trabalhos, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Sertão do Moxotó, a plenária do programa contou com propostas colocadas pessoalmente, por representantes dos municípios, ou realizadas através de vídeos, expondo ao público sugestões da população com intuito de serem realidade no governo estadual.

“Este ano, ajudados pela tecnologia, nós montamos uma ilha com computadores, para as pessoas digitarem e recebemos 327 propostas de toda a região, além de 203 vídeos. Esse movimento continua através do site www.participa.pe.gov.br, até a consolidação final que vamos fazer em outubro, quando iremos entregar à Assembleia Legislativa de Pernambuco um projeto de Lei do Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos, para que a gente tenha condições de nos próximos três anos tirar do papel tudo aquilo que foi devidamente colocado e priorizado em todas as regiões”, destacou o governador em seu discurso.     

Já a prefeita anfitriã do seminário, Madalena Britto, destacou a importância de contar com o apoio do Governo de Pernambuco para a cidade de Arcoverde, evidenciando reivindicações como a construção de um Matadouro Regional, a implantação de um serviço oftalmológico também regional com sede no município e o pedido de recapeamento da Rodovia PE-220, que liga Arcoverde ao distrito de Ipojuca. “Trata-se de um trecho de 18 quilômetros, já incluído no Programa ‘Caminhos de Pernambuco’ que, ganhando novo asfalto, seria de grande importância para nosso município e para toda a região, já que estradas são sempre um bem utilidade coletiva para todos que por elas trafegam”, frisou a gestora municipal.

Após a conclusão do seminário, o governador seguiu com a comitiva até o terreno onde está sendo construído o Shopping Arcoverde, para o lançamento da Pedra Fundamental da obra. Posteriormente, na companhia da prefeita Madalena e demais lideranças, aproveitou a passagem na cidade para conhecer o Parque Linear Portal do Sertão Eduardo Henrique Accioly Campos, onde cumprimentou diversos populares que se encontravam aproveitando os atrativos do local, inaugurado pelam Prefeitura de Arcoverde no último dia 19 de junho.

A agenda do governador foi concluída à tarde, no auditório da Aesa, com o lançamento do Programa Olhar para as Diferenças, que também contou com as presenças da primeira-dama Ana Luiza Câmara, da deputada estadual Simone Santana, do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, entre várias lideranças estaduais e regionais que se fizeram presentes.

A solenidade foi aberta com apresentação cultural intitulada de ‘Forró dos Cadeirantes, concebida por alunos usuários de cadeiras de roda da Escola Estadual Monsenhor José Kehrle. Sendo uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o  ‘Olhar para as Diferenças’ tem o objetivo de mapear, nas escolas do Estado, as crianças assistidas ou não pelo Programa Mãe Corujas em 24 municípios do Sertão, que estão incluídas no público-alvo do ‘Olhar para as Diferenças’, como crianças com microcefalia ou que possuam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down ou ainda outras especificidades.

“Só temos a agradecer, porque é mais um serviço que chega a nossa cidade em mais uma prestação para aquelas pessoas que realmente precisam de atendimento. Aqui nós já temos uma referência destes trabalhos, que é o Hospital Mens Sana, mas o programa vem para fortalecer mais ainda estes trabalhos Arcoverde é um dos 13 municípios escolhidos no Estado para integrar estas ações”, afirmou a prefeita Madalena Britto.

Após a assinatura do Decreto Estadual, que cria no âmbito do Estado de Pernambuco o Programa Olhar para as Diferenças, implantado a partir de agora nas Gerências Regionais de Saúde, o governador Paulo Câmara fez o seu pronunciamento, ressaltando que é mesmo diante de tantas dificuldades e adversidades, “é possível construir políticas públicas bem pensadas e planejadas, que agora nós vamos executar, avaliar e corrigir o que precisa ser corrigido, mas que nós queremos levar essa política pública para todo o Estado. Estamos começando pela 6ª GERES, que representa os 13 municípios contemplados no Sertão do Moxotó e Itaparica. E nós queremos também que este projeto vá ganhando e se desenvolvendo para chegar a todos os municípios pernambucanos”.



Fotos: David Mayer e Israel Leão

Nenhum comentário: