quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Atenção Básica de Arcoverde participa do evento ‘Gente que Cuida de Gente’

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Arcoverde promoveu, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, no auditório da Aesa, o evento ‘Gente que Cuida de Gente’. A iniciativa foi dedicada aos profissionais de todas as 24 equipes de Atenção Básica no município, como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACSs), serviços gerais e recepcionistas.

Na abertura, a secretária municipal da pasta, Andreia Britto, que fez as saudações aos participantes, frisando que “o dia de hoje foi pensado para vocês, como ‘Gente que Cuida de Gente’. Na Secretaria de Saúde, nós estamos com o Projeto da Saúde do Trabalhador e pretendemos criar um núcleo desta iniciativa, com algumas ações já planejadas”, adiantou a secretária, anunciando em seguida que a ocasião também marcaria a entrega da premiação do Outubro Rosa. “A campanha foi um sucesso com várias ações no município, através das Unidades Básicas de Saúde da Família. Quero dizer que todas as equipes foram ótimas e hoje, teremos a premiação das melhores”, destacou Andreia.

Posteriormente, os participantes foram contemplados com a palestra ‘O Poder da Ação’, ministrada pela master coach e palestrante oficial do curso desenvolvido pela Febracis – Coaching Integral Sistêmico, Rafaella Soares de Melo.

“Vocês que cuidam de pessoas todos os dias, de alguma forma, meio que são impactados pelos desafios e demandas daquelas pessoas, uma vez que lidam com saúde. E isso traz para vocês várias influências externas que podem abalar o emocional”, iniciou Rafaella, promovendo em seguida, uma série de reflexões abordando tópicos como: margens de escassez e abundância na satisfação pessoal, questionamentos, procrastinações, resultados e inteligência foco-temporal.

A palestrante promoveu práticas de exercícios envolvendo contatos físicos e visuais dos participantes para com o próximo, além de reflexões e a elaboração de um mapa de auto avaliação sistemático. Neste mapa, cada profissional fez individualmente uma análise sobre contextos espiritual, familiar, social, financeiro, intelectual, emocional, entre outros, de forma a avaliar quais as áreas da vida poderiam ser melhoradas no cotidiano e nas metas pessoais estabelecidas para cada segmento observado.

A programação da atividade também contou com a exibição de vídeo da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, com mensagem de agradecimento aos profissionais da Atenção Básica, pelo trabalho desempenhado com a efetivação de resultados e indicadores, incluindo as ações durante a campanha Outubro Rosa no município.

Ao final, a secretária Andreia Britto fez a entrega das premiações do Outubro Rosa para as equipes das UBSFs, as quais desenvolveram durante o referido mês diversas iniciativas avaliadas. “Na verdade foi difícil para a gente estar escolhendo quem seriam os premiados de hoje. Mas foram estabelecidos alguns critérios e através deles, escolhemos”, explicou Andreia, anunciando os vencedores do selo, representados por integrantes das UBSFs Luís de Almeida Souza, Caraíbas, Universitário, Imagel, Petrópolis e Aldeia Velha.   

“A Secretaria de Saúde agradece a todos os profissionais que estão aqui hoje. A todos vocês que fazem saúde na ponta, que levam saúde às comunidades! Muito obrigada e quero dizer que somos uma equipe forte e que faz uma saúde que vem se destacando no dia a dia”, enfatizou Andreia.

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: