segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ação por Pernambuco

Por Augusto Coutinho
Nesta quarta-feira, dia 15, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco vai apresentar sua página na internet - www.bancadadeoposicao.com.br. O lançamento será às 16h, no Plenarinho III, no segundo andar do Anexo I da Alepe.
Além do perfil de todos os parlamentares que fazem parte da bancada e de informações sobre a atuação dentro e fora da Assembleia, o novo espaço pretende divulgar o cotidiano parlamentar e ir além. Vai ser um espaço aberto para o contato cada vez mais próximo e contínuo dos nossos deputados e deputadas com a população.
Um dos principais instrumentos da iniciativa já tem nome: Ação por Pernambuco. É uma ouvidoria online cuja finalidade é propiciar que a população possa enviar sugestões, denúncias, críticas e observações sobre nossa atuação e a do Executivo. Todas as informações serão devidamente checadas por nossa assessoria e poderão pautar nossas ações internas e externas.
Aos críticos de plantão que já tentam diminuir chamando-a de “iniciativa política”, afirmo desde já que é isso mesmo. Todo e qualquer debate sobre problemas e ações por Pernambuco, sobretudo quando travado no ambiente da Casa de Joaquim Nabuco, é, por definição, político. E é bom que seja assim. O debate sobre a coisa pública é essencialmente político.
Partidos e grupos partidários possuem legitimidade e se fundamentam em princípios, valores e idéias que são por natureza diferentes. Do embate entre as duas partes se reafirma o contraditório, um dos elementos essenciais na democracia. É a população quem escolhe quais destes princípios quer no poder. À oposição cabe o exercício da fiscalização de quem o exerce. Não abriremos mão deste papel. Faremos política, a boa política. Mas não o debate eleitoral.
Vamos passar a exercer, usando o mundo virtual, o nosso papel fiscalizador do mundo real. Estamos no terceiro de um governo que precisa deixar claro a que veio. Em muitas áreas isso não vem acontecendo.
A nossa crítica não visa entrar no jogo pequeno do quanto pior, melhor. Queremos ver resolvidos os problemas. O povo de Pernambuco nos colocou na oposição. E nós vamos exercê-la construtivamente, fiscalizando para contribuir, agindo para tentar melhorar.
Convidamos todos os pernambucanos para contribuir com este debate, que tem um objetivo muito definido: exercer a cidadania e trabalhar por um Pernambuco melhor para todos.
O deputado Augusto Coutinho (DEM) é Líder da Oposição na AL

Nenhum comentário: