domingo, 5 de abril de 2009

Site da oposição será lançado dia 15

A oposição na Assembleia Legislativa agendou para o próximo dia 15 a estreia do site oficial da bancada. Segundo o líder Augusto Coutinho (DEM), o objetivo da página virtual (www.bancadadeoposicao.com.br) é ajudar na fiscalização das ações do governo, com a interatividade e rapidez que a internet proporciona. O local do lançamento ainda não foi definido, mas a bancada pretende dar um tom político à ocasião. Para Coutinho, a ouvidoria online será a ferramenta mais importante do site. “As pessoas vão poder fazer denúncia e enviar sugestão e crítica. Além de aproximar a bancada da sociedade, a interação pode ajudar também no monitoramento do Executivo”, afirmou o deputado.
Para Coutinho, o maior desafio será responder à sociedade na mesma velocidade que os usuário das internet estão habituados. “A oposição tem uma dificuldade de estrutura em relação a quem está no governo. Mas a bancada vai se esforçar”, prometeu. Uma das maneiras, segundo ele, é utilizar parte da assessoria para acompanhar diariamente o site. “Muito do que for enviado pode servir de pauta para a cobrança da oposição. Mas a gente vai sempre checar as informações antes”, disse. A confecção do site começou há cerca de um mês. Coutinho teve a ideia de lançar o endereço na internet e, em seguida, a bancada aprovou.
A página ainda vai divulgar um perfil sobre os deputados de oposição, além de fotos e textos sobre as ações parlamentares. Dos 16 que foram eleitos por partidos de oposição ao governador Eduardo Campos (PSB), apenas um não vai constar no endereço: o presidente da Comissão de Ética da Casa, Raimundo Pimentel (PSDB). Segundo Coutinho, a omissão do nome do tucano deve-se ao fato de ele já ter declarado publicamente que apoia a reeleição de Eduardo. “Para mim, ele não é considerado como oposição. Ele mesmo já anunciou sua intenção”, disse.
Apesar de só Pimentel não constar no site, outros membros da bancada também não fazem oposição ao governo. Com uma ampla base de apoio na Casa, o Palácio do Campo das Princesas trabalha com um cenário que pode contar com até 40 dos 49 votos, a depender da articulação que a matéria em questão demandar. “Não vou rotular quem faz ou não oposição. Todos os demais estarão no site”, disse. Para ele, se um parlamentar não desejar a inclusão na lista, deveria procurá-lo. JC- 05/04/2009

Nenhum comentário: