quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A boêmia toma conta do Mercado Público de Gravatá

Polo Mercado da Cultura leva atrações musicais e recital ao local. O cantor Geraldo Maia é uma das atrações Um passeio pelo mercado público, em pleno sábado, lembra o quê? A primeira imagem que pode vir à cabeça é a de muita gente circulando, agitação, frutas e verduras expostas nos tabuleiros, negociadas a plenos pulmões por comerciantes que barganham preços desses e de outros produtos, iguarias e acepipes. Mas há algo muito mais lúdico a se explorar num ambiente popular de um mercado. É o que vai acontecer neste sábado (22) e domingo (23), no Mercado Público de Gravatá: uma atmosfera boemia irá se instalar no local, com o Polo Mercado de Cultura, promovido pelo Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), com recitais, shows que vão jazz às tradições populares.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Prefeitura de Gravatá, que vêm ressignificar a utilização do espaço do Mercado Público, proporcionando ao público que visita os quiosques para comer e beber também a possibilidade de assistir a atrações culturais. No sábado, a programação começa às 11h. Um dos destaques é o cantor Geraldo Maia. Acostumado a shows em ambientes mais intimistas, ele quebra seus próprios paradigmas e se lança no clima proposto pela iniciativa. “Na verdade, eu sou um boêmio e adoro esse clima de mercado, dos botequinhos, das comidas deliciosas. Certa vez, de passagem por Gravatá, conheci esse mercado e fiquei maravilhado com o formato, e foi isso que me atiçou a aceitar o convite de me apresentar, o clima é bastante acolhedor”, explica Geraldo, que se lembra de ter se apresentado, no máximo, três vezes, no Mercado da Boa Vista.

Para este sábado, Geraldo prepara uma apresentação especial: em palco, apenas ele e violão, um duo raríssimo de se ver em seus shows. “Geralmente, me apresento mais com uma banda me acompanhado. Apenas eu e o violão não é tão comum. Em algumas apresentações do Sarau Plural eu faço isso, mas é pouca coisa... seis musiquinhas, não um show inteiro”, confessa. Dessa vez, aceita o desafio com satisfação e prepara um repertório apropriado para a ocasião. “Eu sou um cara eclético... então, irei apresentar tanto coisas mais autorais, músicas minhas e de amigos que já gravei, coisas mais com o meu DNA, msa também vou cantar sambas, coisas mais conhecidas, no clima do mercado mesmo”, conta.

Se depender do entusiasmo do cantor e da qualidade das atrações que passarão pelo Mercado Público de Gravatá, o local tem tudo para se consolidar, em definitivo, como novo reduto da cidade. Confira a programação do Polo Mercado da Cultura

Sábado, 22/11 11h | Recital poético: Chico Pedrosa convida Ana Barbosa e Daniel e Djair Olímpio 12h | Banda Gilson do Pífano 13h | Coisa Fina e Geraldo Maia 15h | Nelson Héffi

Domingo, 23/11 14 | Hito Pereira 15h | Wilma Patrício

Nenhum comentário: