quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Terceira edição do “Sotaques do Fole” homenageia Sivuca em Arcoverde

A programação, com apresentações musicais e oficina, é toda gratuita e promovida pelo Sesc


De 06 a 08 de novembro, a cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, recebe a terceira edição do “Sotaques do Fole”, que homenageia o compositor e acordeonista Sivuca. A programação contará com a presença de 50 sanfoneiros da região, além de 12 apresentações em locais diversificados, palestras, oficina de formação e papo de sanfoneiro. A abertura acontece nesta quinta (06), às 16h, com um cortejo pelas principais ruas do município em direção ao Sesc. A caminhada será movimentada pela Orquestra Sanfônica de Sertânia e o grupo Novo Horizonte. 

Já à noite, às 20h, haverá um concerto com Jonnathan Malaquias e Sexteto, no teatro Geraldo Barros. O objetivo é apresentar a importância e a versatilidade da sanfona, mostrando que o instrumento pode ir além do forró. Na sexta-feira (07), a conversa “Composição para o Acordeon” contará com a presença de Beto Hortis, Edson do Acordeon e Jonnathan Malaquias, na Praça Winston Siqueira. Durante o dia, haverá também a matiné infantil “Nas teclas do Fole”, o concerto com Zezinho e Sérgio do Acordeon, e o “Sanfonas para Sivuca”, às 21h, com apresentação de Felipe Souza, Pablo Sotero, Luciano André e Ademir Rufino. 

Na agenda, no sábado (08), será movimentado o circuito de sanfonas e uma nova rodada de concerto. Participam do projeto artistas do município e de cidades como Caruaru, Ibimirim e Recife. Entre as presenças estão: Amerson Nascimento, Carlos Lacerda, Ciro Santos, Giovane do Acordeom, Heleno Delmiro, Sérgio Pereira e Valdecir Vicente.

Sivuca – O compositor e sanfoneiro Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, nasceu na cidade de Itabaiana, na Paraíba. O artista, filho de uma família de sapateiros e agricultores, começou a tocar sanfona aos nove anos de idade em feiras e festas populares. Aos 15 anos, mudou-se para Recife. Ele contribuiu para o enriquecimento da música brasileira por trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.

Nenhum comentário: