quarta-feira, 20 de maio de 2009

O vice de Jarbas


Mesmo que Jarbas tenha reiterado por mais de uma vez que só trata de 2010 em janeiro, o pragmático DEM, ex-Arena, ex-PFL, já começa a discutir internamente nomes que possam integrar a chapa como candidato a vice-governador. A alternativa Tony Gel, ex-prefeito e vereador mais votado nas eleições passadas de Caruaru, até há pouco tempo era apontada como a mais natural.

Teria partido do senador Marco Maciel, no entanto, a sugestão silenciosa pelo nome do deputado André de Paula, ex-presidente estadual da legenda. O intrigante, segundo a coluna levantou ontem, é que a costura para emplacar André estaria muito além do seu potencial eleitoral.

Na verdade, o DEM está de olho nos votos do seu ex-dirigente para ratear suas bases com candidatos do partido que ainda não garantiram o número de municípios necessários para se tornarem competitivos, como Augusto Coutinho, Joaquim Francisco e Guilherme Coelho.

Se esse for o critério real, certamente o Democrata encontrou um caminho que não ajuda na construção da reedição da chamada União por Pernambuco. O que vale numa aliança não é resolver a disputa proporcional de uma legenda que a integra, mas primeiro fortalecer a chapa majoritária.

Se o DEM age assim, olhando do seu umbigo para baixo, na prática faz um gol contra. Que pode criar profundos traumas na discussão de 2010.
(folha política)

Nenhum comentário: